Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Psicologia na luta em defesa da saúde pública e contra projetos para privatizar o SUS

Postado no dia 6 de fevereiro de 2015, às 21:08

Confira os documentos que denunciam as propostas de privatização da saúde pública. E veja como colaborar com esta luta!

adesivo_frente_nacional_4_cnstt

Crédito: página da Frente Nacional

Reafirmando sua posição em favor das políticas públicas, gratuitas e de qualidade, o CRP-16 divulga dois documentos que denunciam os projetos de lei que visam a privatização da saúde pública.

Colabore com a luta em defesa do SUS: veja ao final desta matéria as datas da reunião da Comissão de Saúde e do encontro do Fórum Capixaba em Defesa da Saúde Pública!

Os textos foram elaborados pela Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde Pública. O documento intitulado “Não à entrada do capital estrangeiro na saúde!” traz detalhes sobre a tramitação do Projeto de Lei do Senado (PLS) 259/2009, que visa permitir a participação do capital estrangeiro na assistência à saúde pública.

No outro documento, “Pela Sobrevivência do SUS Público e Estatal – Não a PEC 358/2013!”, a Frente fala sobre o “subfinanciamento crônico” por qual passa o Sistema Único de Saúde (SUS). E aborda a luta do colegiado pela aplicação de 10% do PIB para a saúde pública, citando também as organizações sociais que “administram parcela importante dos serviços da Rede (SUS) com a lógica mercantil”.

O texto traz esclarecimentos sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 358/2013, conhecida por “PEC do Orçamento Impositivo”, que poderá aumentar ainda mais “as restrições ao financiamento do SUS”.

“A PEC é uma forma de privatizar e desmantelar a saúde pública e precarizar o SUS. Não podemos concordar com essa mudança (que a PEC pode trazer). Nós queremos um SUS em função do povo brasileiro”, frisa a conselheira da Comissão de Saúde do CRP-16 e representante do Conselho no Fórum Capixaba em Defesa da Saúde Pública, Barbara Malvestio.

O CRP-16 é apoiador do Fórum Capixaba, que é uma das entidades que compõem a Frente Nacional, fazendo com que a Psicologia seja parceira na luta contra a privatização da saúde pública.

“A Psicologia, enquanto ciência e profissão, tem um compromisso com as políticas públicas, e teve participação na luta pela conquista do SUS. E aqui no Estado, o Conselho, por meio do Fórum, milita junto dos movimentos sociais em defesa do SUS 100% público, de qualidade, estatal, gratuito e horizontal”, ratifica a psicóloga.

Entre também nesta luta!
A Comissão de Saúde do CRP-16 convida a categoria para participar de sua reunião na sexta-feira, 20 de fevereiro, às 18h30, na sede do Conselho, em Vitória.

“A PEC 358 será ponto de pauta e quem tiver interesse em participar para colaborar com a nossa luta será bem vinda(o). Venham ocupar este espaço”, convoca a conselheira.

Para participar da reunião, as(os) interessadas(os) devem confirmar presença por meio dos e-mails: do conselheiro Walter Lowal – conselheiro.walter@crp16.org.br ou da conselheira Barbara – conselheira.barbaramalvestio@crp16.org.br.

Fórum. Já na quarta-feira, 25 de fevereiro, o Fórum Capixaba em Defesa da Saúde Pública realizará reunião, às 18 horas, na sede da Associação dos Docentes da Ufes (Adufes), no campus de Goiabeiras, em Vitória.

“Quem tem interesse em lutar pela saúde pública deve comparecer nesta reunião, pois o Fórum é este espaço em nosso Estado”, destaca Barbara.

Participe e contribua com a luta em favor da saúde pública! 

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...