Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Parabéns, psicólogas/os. Viva a Psicologia brasileira e os 60 anos da sua regulamentação!

Postado no dia 26 de agosto de 2022, às 20:49

“Precisamos de vocês para ampliar a nossa inserção (nas políticas públicas e demais áreas de conhecimento e atuação). Isso é possível com força política. Precisamos de vocês em nossas pautas políticas para que vocês façam parte e sejam protagonistas dessa história.

Espero que nos apropriemos cada vez mais da diversidade, da pluralidade, da diferença; que sejamos capazes de nos apropriar do debate de gênero, de raça, de identidades, dos saberes e das peculiaridades do nosso povo, da nossa cultura, das nossas línguas, da nossa arte; que sejamos sempre resistência e espaço para as mais diversas expressões da subjetividade humana.
 
Deixamos aqui uma indagação: qual Psicologia vocês querem construir? Qual Psicologia você sustenta na sua prática profissional? É uma Psicologia excludente que sustenta o modelo médico verticalizado de cuidado?
 
Espero que a Psicologia que vocês desejam seja uma Psicologia inclusiva, contra-hegemônica, que não se limite a sustentar esse funcionamento normativo. Espero que vocês entendam que não é possível separar Psicologia de política. Principalmente neste momento em que estamos. Não dá para ignorar o fato que estamos em constante ameaça, que a democracia está em constante ameaça. Não produzir esse tipo de questionamento sobre as questões normativas é permanecer no subterfúgio da moralidade, se distanciar do papel social do qual a profissão deve se colocar”.
 
***
 
Parabéns, psicólogas e psicólogos pelo dia 27 de agosto de 2022! Viva a Psicologia e os 60 anos da regulamentação da profissão no Brasil! Viva o CRP-16 e os seus 18 anos de atuação no Espírito Santo. Sigamos em frente promovendo a Psicologia, enquanto ciência e profissão, de forma ética e pautada nos direitos humanos.
 
*Texto feito com excertos do discurso (entre aspas), que foi proferido pela conselheira presidente do CRP-16 Tammy Andrade Motta (CRP-16/3610), no Seminário Capixaba 60 anos da Psicologia: uma história para construir o futuro, realizado pelo CRP-16 em 20 de agosto, em lembrança ao Dia da Psicóloga e do Psicólogo.
 
 
#Psicologia60Anos #60AnosPsi #60AnosPsicologia #crp16es #crp #18AnosCRP16 #psicologia #27DeAgosto #DiadaPsicologa #DiadoPsicologo

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...