Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Orientação a psicólogas(os) convocadas(os) a cooperar em situações de emergências e desastres

Postado no dia 30 de março de 2024, às 13:02

O CRP-16 vem acompanhando os desdobramentos nos municípios afetados recentemente pelas fortes chuvas, por meio de sua Comissão de Psicologia de Emergências e Desastres (COPED) e Ponto Focal junto à Defesa Civil do ES, conforme Plano Estadual de proteção e Defesa Civil (PEPDEC).

Cumpre destacar que é dever ético da(o) profissional de Psicologia a prestação de serviços profissionais em situações de emergências e desastres. Consideramos que ações de apoio e solidariedade nesse momento devem ser implementadas de maneira integrada às políticas públicas. Assim, a atenção às vítimas desta situação e aos afetados deve ocorrer articulada, principalmente, às políticas de saúde e assistência social.

As(os) psicólogas(os) convocadas(os) a cooperar em situações de emergências e desastres devem se apropriar das diretrizes e normativas da profissão para atuação nessas situações. Alertamos para o cuidado com a preservação das pessoas afetadas atendidas nessa situação, sobretudo crianças e adolescentes,  de acordo com o que preconiza nosso Código de Ética Profissional.

Selecionamos alguns materiais importantes para orientação:

1 – Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas na Gestão Integral de Riscos, Emergências e Desastres: clique aqui para acessar

2 – Nota Técnica sobre atuação da psicologia na gestão integral de riscos e de desastres, relacionadas com a política de proteção e defesa civil: clique aqui para acessar.

3 – Cartilha Possibilidades da Psicologia em Situações de Emergências e Desastres: clique aqui para acessar.

Além disso, o CRP-16, considerando sua atividade precípua de orientar e fiscalizar a atuação profissional de psicólogas e psicólogos, se coloca à disposição para a orientação das(os) psicólogas(os), servidoras(es) ou empregadas(os) públicas, que estejam atuando nas Secretarias Municipais, considerando o histórico de atuação do Sistema Conselhos de Psicologia em situações de calamidades. O CRP-16 enviará ofícios aos municípios afetados ratificando a sua disponibilidade, inclusive.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

...