Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Nota de apoio ao movimento estudantil secundarista

Postado no dia 25 de outubro de 2016, às 15:48


O Conselho Regional de Psicologia da 16ª Região – Espírito Santo (CRP16/ES), no exercício de suas atribuições legais e regimentais e em acordo com as deliberações do 9º Congresso Nacional de Psicologia (CNP) em defesa do Estado democrático, vem a público manifestar apoio ao movimento estudantil secundarista que tem ocupado diversas escolas do nosso estado, tanto na Rede Federal, quanto na Rede Estadual de Educação. A luta desses(as) estudantes se faz em favor da qualidade do ensino público, em especial, por meio do posicionamento contrário a PEC nº 241/2016 (que limita gastos públicos em diversas áreas de interesse social) e à Medida Provisória nº 746/2016 (relativa à controversa reforma do Ensino Médio), ambas alavancadas no atual governo de Michel Temer.

Na Grande Vitória/ES, que tem ocupadas, desde sexta-feira, dia 21, a EEEFM Almirante Barroso (Goiabeiras, Vitória/ES) e a EEEM Professor Agenor Roris (Praia de Itaparica, Vila Velha/ES), há relatos de intervenções abusivas por parte do poder público. Ao mesmo tempo, os(as) estudantes resistem com assembleias, oficinas culturais, palestras e diversas outras ações formativas, ensinando-nos, mais uma vez em nossa história, que a democracia é um exercício que demanda a ação e que é preciso posicionarmo-nos frente a cenários nos quais as pautas sociais são colocadas à mercê de interesses privados.

Como profissionais de Psicologia, entendemos ser primordial escutar esses(as) jovens, criar canais de comunicação em que os(as) mesmos(as) possam manifestar livremente seus interesses, debater e reivindicar, sem qualquer tipo de repressão. Ressaltamos que os referenciais técnicos e éticos, bem como os marcos legais que orientam a categoria no campo da educação e nas demais áreas que atuam junto à infância e juventude, são fundamentados pelo reconhecimento de crianças e adolescentes como sujeitos autônomos, capazes do exercício crítico da cidadania e da liberdade de expressão e pensamento. Desse modo, em consonância aos arts. 3º e 6º do Estatuto da Criança e do Adolescente (Ecriad) e outros dispositivos legais, reafirmamos que aos(às) manifestantes e apoiadores(as) do movimento estudantil em ocupação devam ser garantidos todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, em condições de liberdade e de dignidade, resguardados pela proteção integral em vista de sua condição peculiar.

Nesse sentido, reiteramos ainda as orientações emitidas também na sexta-feira, dia 21, pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), o qual posicionou-se quanto “ao direito à livre manifestação dos movimentos estudantis de ocupação de escolas que ora ocorrem em diversos estados brasileiros, conforme art. 5, inciso XVI, da Constituição Federal de 1988”. Em tal nota, o Conanda conclama que:

“a) os governos estaduais e municipais busquem garantir por todos os meios a proteção aos movimentos e realizem processos de negociação ao invés de força de repressão, resguardando a integridade de crianças e adolescentes, coibindo qualquer atentado a sua dignidade enquanto pessoas humanas e em especial contra ações de criminalização de tais movimentos e indivíduos;

b) os Conselhos Tutelares atuem na defesa de direitos de estudantes, acompanhando o processo, buscando a revisão de qualquer ordem ilegal de intervenção, denunciando as violações de direitos;

c) os Conselhos Municipais e Estaduais de Direitos da Criança e do Adolescente deem suporte aos Conselhos Tutelares para a defesa de direitos, acionando os órgãos do Sistema de Justiça e Segurança para que garantam o cumprimento integral dos direitos assegurados no Estatuto da Criança e do Adolescente, Convenção dos Direitos da Criança e Constituição Federal”.

V PLENÁRIO DO CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 16ª REGIÃO – ES

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...