Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

CRP-16 e Iases realizam oficina para psicólogas(os) das unidades de internação socioeducativas

Postado no dia 16 de agosto de 2011, às 15:02

24 profissionais compareceram ao evento, que contou ainda com a entrega das referências do Crepop 

Encontro teve participantes da Grande Vitória e do interior do ES

Encontro teve participantes da Grande Vitória e do interior do ES

O Conselho Regional de Psicologia da 16ª Região/ES (CRP-16), por meio do Centro de Referência Técnica em Políticas Públicas (Crepop), realizou uma importante oficina em parceria com o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases). O evento aconteceu na Escola de Formação do Iases, em Vila Velha, no dia 04 de agosto.

24 psicólogos que atuam nas unidades do Iases da Grande Vitória e do interior do Estado participaram da oficina, que contou ainda com a entrega do documento do Crepop: Referências técnicas para atuação de psicólogos no âmbito das medidas socioeducativas em unidades de internação.

Código de Ética e referências
Além de receberem as referências do Crepop, os participantes foram divididos em grupos para analisarem e aprofundarem seus conhecimentos sobre instrumentos da legislação profissional.

O Código de Ética Profissional do Psicólogo e as resoluções do Conselho Federal de Psicologia (CFP), 07/2003, 01/2009, 05/2010, 08/2010 e 12/2011 foram analisados por cada grupo e depois discutidos entre todos os profissionais.

Com isso, eles puderam confrontar a prática com a teoria e discutir algumas situações referentes à atuação profissional nas unidades do Iases. E ainda saber como a Psicologia pode contribuir com outros profissionais, como os assistentes sociais e os pedagogos, que também atuam nesses espaços.

Grupo analisa resolução

Grupo analisa resolução

A presidente do CRP-16 e conselheira responsável pelo Crepop, Andréa Nascimento, ressaltou a importância da oficina, que confrontou a atuação profissional ao arcabouço teórico legal da profissão.

“É importante trazermos a legislação para eles ficarem mais instigados e também mais atualizados”, frisou. Ela também destacou a parceria entre o Conselho e  o Iases na construção da oficina.

“É mais fácil esse tipo de parceria, pois a partir do momento que a coordenação do Iases pede a cada unidade que libere seu profissional, a participação é maior. O CRP-16 pretende, sempre que demandado, fazer esse tipo de oficina de discussão e integração no local onde os profissionais estão. Muitas vezes os profissionais que trabalham com as políticas públicas de uma forma geral, se dizem abandonados, mas tabém não vão, ou não consguem ir ao CRP-16. Talvez essa seja uma saída para que possamos ampliar e dialogar com os diversos profissionais das diversas políticas existentes”, argumentou Andréa.

Parceria
A chefe do núcleo de formação do Iases, a psicóloga Aline Oliveira, representou a assistente social e diretora do Instituto, Silvana Gallina, na oficina. Ela comentou sobre a importância da parceira com o Conselho.

“A oficina foi para gente pensar nossa prática. Trouxemos alguns instrumentos para discutir entre os profissionais que atuam no Iases. E é importante o CRP ouvir a prática para casar com a teoria. Foi a primeira que o CRP foi chamado, e a gente deve tomar isso como prática daqui pra frente”, informou.

Aline também destacou o documento elaborado pelo Crepop e entregue aos participantes. “As referências vêm agregar, contribuir com a prática. A sociedade não tem muito material teórico e é louvável a atitude do CFP em construir essa referência”, elogiou.

As conselheiras do CRP-16 Fernanda Schiavon e Adriana Salezze, representando as comissões de Formação Profissional e de Ética, respectivamente, a técnica do Crepop, Patrícia Littig, e a técnica de Orientação e Fiscalização do CRP-16, Fabrícia Trazzi, também participaram da oficina.

Unidades do Iases
Fazem parte da estrutura do Iases:

Região Metropolitana
– Unidade de Atendimento Inicial: localizada no Centro Integrado de Atendimento Sócio-Educativo (Ciase), em Maruípe, Vitória
– Casa de Semiliberdade, Vila Velha
– Unidade de Internação Provisória I (Unip I), Cariacica-Sede
– Unidade de Internação Provisória II (Unip II), Cariacica-Sede
– Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), Cariacica-Sede
– Unidade Feminina de Internação (UFI), Cariacica-Sede
– Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), Tucum, Cariacica
– Unidade de Internação Metropilitana, Vila Velha
– Novo Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase), Vitória
-Casa de Passagem Maria da Penha Guzzo, Ibes, Vila Velha
-Unidade de Atendimento ao Deficiente (Unaed), Cariacica-Sede:

Região Norte
– Unidade de Internação Provisória Norte, Linhares
– Unidade de Internação Norte, Linhares

Região Sul
– Unidade de Internação Provisória Sul, Cachoeiro de Itapemirim
– Unidade de Internação Sul, Cachoeiro de Itapemirim

Conheça mais sobre o Iases .

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...