#LamanoES: CRP-16 vai promover atividades de aperfeiçoamento em Psicologia nas emergências e desastres
Outros parceiros também serão envolvidos na ação voltada para as regiões afetadas pela tragédia no ES

Em reunião no Centro Ecológico de Regência Augusta, em Linhares, as conselheiras do CRP-16 explicam como a entidade pode colaborar com a situação
O CRP-16 vai se articular com parceiros para realizar atividades de aperfeiçoamento em Psicologia nas Emergências e Desastres, com módulos de “atendimento psicossocial em situações de risco” e também “em trabalho comunitário e em rede”. O objetivo das atividades é intervir junto a profissionais (inicialmente da Assistência Social) das regiões afetadas pela tragédia no Estado, como Linhares, Colatina e Baixo Guandu.
A previsão é de que as atividades sejam realizadas na segunda quinzena de janeiro de 2016, tendo colaboração de entidades, como o Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-04), do poder público e também da iniciativa privada.
Além de psicólogos formados, estudantes de Psicologia que estejam cursando o nono ou o décimo período também poderão fazer a qualificação. Dessa forma o CRP-16 segue na direção de somar estes saberes à formação do profissional preparando-o para a atuação em outras emergências e desastres.
“Vamos trazer uma profissional com experiência na área de emergências e desastres que vai ministrar as atividades para qualificar as/os profissionais da Psicologia e de outras áreas, pois essas/es trabalhadoras/es estão sendo demandados para atender as vítimas da lama”, explica a conselheira do CRP-16, Andrea Nascimento.
Segundo ela, as atividades devem ser realizadas em Linhares e também em Colatina.
“A conselheira Rebecca (Fagundes) já havia feito contato com uma faculdade particular em Linhares que se comprometeu a disponibilizar um espaço para podermos realizar a atividade. Estamos trabalhando nisso, e quando tivermos tudo definido vamos divulgar para a categoria poder participar”, avisa a conselheira.
Articulação
Há pouco mais de um mês, quando a lama oriunda do rompimento da barragem de rejeitos de minério da Samarco, em Mariana, Minas Gerais, chegou ao litoral capixaba, o CRP-16 começou a se articular para intervir junto a profissionais das regiões afetadas pela tragédia.
“Não tivemos a ocorrência de desabrigados, como aconteceu em Mariana (MG). Mas a nossa preocupação é com o impacto psicológico e social que o desastre pode gerar nas comunidades que dependem do rio e da pesca, pois elas ficarão sem sua subsistência. Fizemos o contato com a Faculdade Pitágoras que aceitou ceder seu espaço para disponibilizarmos a atividades para as/os profissionais da região”, frisa a conselheira do CRP-16 Rebeca Fagundes.
Essa articulação teve mais um capítulo na terça-feira, 22 de dezembro de 2015. Nesse dia, o CRP-16 esteve em Regência Augusta, distrito de Linhares, no Norte do Estado, no Centro Ecológico do local.
Lá, as conselheiras Andrea Nascimento, Karina Fonseca e Rebecca Fagundes se reuniram com a secretária de Assistência Social de Linhares, Maria Luzia da Silva, além de lideranças locais e da psicóloga e das assistentes sociais que atuam no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) que atende a região.
Após a reunião, da qual também participaram a assessora técnica do Crepop/ES, Mariana Freitas, e a gerente de Políticas e Gestão de Pessoas do CRP-16, Patrícia Littig, o Conselho definiu o formato e os módulos das atividades previstas para o primeiro mês de 2016.
Início do verão mais triste do litoral capixaba
A reunião do Conselho em Regência Augusta aconteceu justamente no primeiro dia do verão de 2015/2016.
E a sensação que ficou para as conselheiras e a equipe do CRP-16 que esteve no balneário linharense é de uma imensa tristeza ao se constatar, ‘in loco’, a destruição do maior rio do Estado e o verdadeiro mar de lama que se tornou essa parte, outrora bela, do litoral capixaba.
Lembrando que a lama de rejeitos alcançou o Atlântico, em 21 de novembro, após percorrer mais de 650 quilômetros no curso de um dos mais importantes rios da Região Sudeste.
Confira abaixo imagens do Rio Doce, próximo a sua foz, e do mar da praia de Regência à direita da foz do Rio, feitas nesta terça-feira, 22 de dezembro de 2012.