Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

II COREP movimenta a Psicologia capixaba

Postado no dia 13 de maio de 2010, às 18:09

Seis delegados foram eleitos para o Congresso Nacional da Psicologia (CNP) que acontecerá entre os dias 3 e 6 de junho, em Brasília (DF)

Evento contou com mais de 60 participantes.

Evento contou com mais de 60 participantes.

O II Congresso Regional de Psicologia (Corep) realizado de 30 de abril a 2 de maio, no Hotel Flamboyant, em Guarapari, pelo Conselho Regional de Psicologia do Espírito Santo (CRP-16) movimentou a Psicologia capixaba.

Nos três dias do Corep, 67 participantes, sendo 56 delegados e 11 estudantes de todo o Estado debateram as 188 teses produzidas por todos os regionais do país. Clique aqui e confira as fotos do II Corep.

Participação
O tema do II Corep foi “Psicologia e Compromisso com a Promoção de Direitos: um Projeto Ético-Político para a Profissão” e o evento contou com três eixos: aperfeiçoamento democrático do Sistema Conselhos; construção de referências e estratégias de qualificação para o exercício profissional e diálogo com a sociedade e com o Estado. Saiba mais sobre cada um dos eixos.

Para a presidente do Conselho Regional de Psicologia do Espírito Santo (CRP 16), Hildicéia dos Santos Affonso, o evento foi muito positivo. Ela ainda destacou o comprometimento dos psicólogos.

“Os profissionais participaram até o final do Congresso, demonstrando interesse e se empenharam nas discussões dos grupos. Ficamos muito felizes com esse compromisso e isso foi muito importante para o sucesso do evento”, frisou Hildicéia.

COREP52010

Ela ainda ressaltou que o Corep dá oportunidade aos psicólogos de uma determinada região discutir os temas pertinentes da política nacional.

“No Corep discutimos todas as teses apresentadas nos pré-coreps do País e não apenas o que foi produzido no Estado. Isso amplia a dimensão do evento e nos faz enxergar melhor a realidade da Psicologia em todo o Brasil”, destacou a presidente.

Para o conselheiro Jairo Tadeu Guerra, que compôs a Comissão Organizadora (Comorg) do II Corep, a participação dos psicólogos foi muito boa. “O congresso reuniu vários profissionais atuantes nas diversas políticas públicas e isso foi importante, porque com a reflexão sobre as teses apresentadas a gente discute a realidade dos diversos serviços em que os psicólogos atuam”, valorizou o conselheiro.

Repercussão na profissão

As discussões realizadas no Corep têm relação direta com a realidade profissional. Essa é a opinião de vários profissionais que participaram do evento.

“O que a gente discute aqui faz diferença no nosso fazer profissional. Por exemplo, discutimos exame criminológico. Essa é a área em que eu atuo e isso interfere na minha vida profissional e tem grande relevância”, avaliou a psicóloga Mary Helen Buzatto, de Cachoeiro de Itapemirim.

Ela frisou ainda que o evento propiciou aos psicólogos exercerem a cidadania profissional, além de aproximá-los do CRP-16.

Outro profissional que vê a influência direta das discussões no exercício da profissão é o psicólogo Carlos Henrique Tessarolo Batista, de Vitória.

“No Congresso estamos predeterminando os saberes da Psicologia nos próximos anos. Depois as teses voltam como plano de ação e vão para o Senado, para vereadores, e o CFP cobra um posicionamento do regional”, argumentou Tessarolo.

Nacional

Na sequência do II Corep virá o Congresso Nacional da Psicologia (CNP) que acontecerá entre os dias 3 e 6 de junho, em Brasília (DF).

Esta será a etapa final do processo de discussão e decisão sobre as orientações para a atuação dos Conselhos de Psicologia. Participarão do CNP os delegados eleitos nos Coreps.

No Congresso capixaba 12 profissionais se inscreveram como candidatos a delegados ao CNP, mas eram apenas seis vagas.

Os escolhidos por meio de votação foram: Hildicéia dos Santos Affonso, Andréa dos Santos Nascimento, Isabele Santos Eleoterio, Janaína Pereira Ferreira, Gliciane Chagas Brumat e Felipe Rafael Kosloski.

Histórico

Foram realizados seis pré-congressos nas cidades de São Mateus, Colatina, Linhares, Santa Maria de Jetibá, Cachoeiro de Itapemirim e Vitória para eleger os delegados do II Corep.

Os psicólogos capixabas produziram 56 teses que depois foram para o Conselho Federal de Psicologia (CFP), em Brasília, para serem sistematizadas junto às outras dos demais conselhos regionais.

Desse material foi gerado um caderno com as teses que foi utilizado pelos delegados, em Guarapari. Esse processo visa suprimir teses que sejam parecidas ou abordem o mesmo tema.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...