Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Setembro Amarelo: CRP-16 destaca importância de se debater o suicídio

Postado no dia 13 de setembro de 2017, às 11:25

Conselho  participa de seminário sobre o tema, realizado em Vitória, e contribui com a divulgação da campanha

setembro_crp2017

O CRP-16 divulga informações e o seu apoio ao Setembro Amarelo – Mês de Prevenção do Suicídio, lembrando ainda o 10 de setembro: Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Além de divulgar a campanha em sua página e na sua fanpage, o Conselho vai produzir um material específico sobre o suicídio, que em breve será disponibilizado à categoria profissional e a quem discute a temática.

O CRP-16 também participou da abertura do V Seminário de Prevenção do Suicídio no Espírito Santo e II Encontro Regional de Sobreviventes do ES – Depressão: promoção e prevenção em saúde mental. O evento foi realizado no Teatro Universitário, no campus de Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória, nos dias 1º e 2 de setembro.

O Conselho esteve presente na mesa de abertura do Seminário, representado por sua conselheira, a psicóloga Juliana Brunoro de Freitas. Ela destacou a importância de toda a sociedade debater o suicídio. conselheira_Juliana“Gostaria de parabenizar o Grupo de Trabalho (de Prevenção do Suicídio) pela realização do evento. O auditório cheio é o reconhecimento de quanto é importante discutir a temática. O CRP-16 tem representação no grupo de trabalho. Consideramos Consideramos importante falar sobre a atuação profissional na prevenção ao suicídio, anteriormente (na Psicologia) a discussão estava relacionada a atuação da/o psicóloga/o clínica/o, atualmente vem sendo discutido na saúde pública. E precisamos ir além, em todas as políticas públicas. Precisamos trabalhar isso nas escolas, com professores, com os trabalhadores da Assistência Social, entre outras. A sociedade toda precisa estar discutindo. Quando vemos casos de tentativas de suicídio, percebemos muitas falas preconceituosas que só aumentam o sofrimento da pessoa. Por isso, toda a sociedade precisa estar envolvida”, salientou.

GT de Prevenção do Suicídio 
O CRP-16 integra o GT de Prevenção do Suicídio desde sua criação, conforme lembrou a organizadora do Seminário, a psicóloga Daniela Reis. A psicóloga e assessora-técnica do Crepop/ES, Mariana Brunow, e a psicóloga Keli Lopes, da Comissão de Saúde do CRP-16, representam o Conselho no GT.

Campanha 
O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro, desde 2015.

Clique aqui e saiba mais sobre o Setembro Amarelo. 

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...