Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Estatuto da Criança e do Adolescente faz 23 anos

Postado no dia 12 de julho de 2013, às 15:35

Comissão de DH do CRP-16 lança nota de repúdio à proposta de redução da maioridade penal. Confira aqui o documento!

No dia 13 de julho, o Estatuto da Criança e do Adolescente (Ecriad) comemora 23 anos. Nesse longo caminho, desde a sua promulgação, avanços foram conquistados e novos desafios colocados para a atuação de psicólogas e psicólogos no tema.

As discussões relacionadas à criança e ao adolescente são pauta permanente para a Psicologia. Hoje, um dos temas relacionados à essa população que vem demandando debates constantes no Sistema Conselhos é a redução da idade penal.A Comissão de Direitos Humanos do CRP-16 produziu uma nota de repúdio à proposta de redução da maioridade penal. Leia a íntegra do documento!

Além disso, a conselheira do CRP-16 Andréa Nascimento já havia se posicionado contra a redução, no artigo “Diminuir a idade penal não é a solução”, publicado em jornal de grande circulação no Estado, no mês de abril. Leia aqui.  

Parecer
O acúmulo na área levou à elaboração do parecer do Conselho Federal de Psicologia contrário à Proposta de Emenda Constitucional 33/2012, que altera a redação dos arts. 129 e 228 da Constituição Federal, acrescentando um parágrafo único para prever a possibilidade de desconsideração da inimputabilidade penal de maiores de 16 anos e menores de 18 anos por lei complementar. Veja aqui o parecer.

É preciso lembrar que o Ecriad marca a divisão de uma concepção que tratava a infância e adolescência com táticas tutelares, repressivas e punitivas, para uma política que reconhece a condição de sujeitos em desenvolvimento, titulares de direitos.

Fruto de discussões de diversos setores da sociedade, o Ecriad precisa ser aplicado para possibilitar o desenvolvimento saudável e não permitir que vigorem medidas de institucionalização de crianças e  adolescentes em detrimento de medidas socioeducativas em meio aberto e em abrigos de caráter excepcional e provisório.

Clique aqui e confira as ações do Sistema Conselhos de Psicologia no tema crianças e adolescentes.

Fonte: Página do CFP
.
Alterações e inserções ao texto: Ascom do CRP-16
.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...