Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Dia Internacional pela Não Violência contra a Mulher é nesta segunda, 25

Postado no dia 22 de novembro de 2013, às 14:52

É momento de reforçar a luta contra o feminicídio, do qual o ES tem a maior taxa no País. Fórum realiza ato público, no Centro de Vitória, a partir das 08 horas

Por ser uma profissão essencialmente feminina, a Psicologia deve sempre reforçar a lembrança de datas como o 25 de novembro – Dia Internacional pela Não Violência contra a Mulher, que neste ano será nesta segunda-feira, 25.

No Estado mais violento contra as mulheres do Brasil, a data será marcada por um ato público, que será realizado pelo Fórum de Mulheres do Estado do Espírito Santo, na Praça Costa Pereira, no Centro do Vitória, a partir das 8 horas. Compareça!

Feminicídio*
Esta segunda-feira (25) é momento para denunciar e fortalecer a luta contra quaisquer tipos de violência contra as mulheres, em especial o feminicídio, que é a “mortes de mulheres por conflito de gênero”, especialmente em casos de agressão perpetrada por parceiros íntimos.

De acordo com o estudo publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Espírito Santo é o estado brasileiro com a maior taxa de feminicídios, 11,24 a cada 100 mil.

Realizada com dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, a pesquisa inova em relação a estudos anteriores por incorporar duas etapas de correção, visando minimizar a subestimação dos feminicídios.

Ainda segundo um estudo preliminar, também feito pelo Ipea, a estimativa é de que, entre 2009 e 2011, o Brasil registrou 16,9 mil feminicídios. Esse número indica uma taxa de 5,8 casos para cada grupo de 100 mil mulheres.

Essas dados fazem parte da pesquisa Violência contra a mulher: feminicídios no Brasil,  apresentada em setembro, na Comissão de Seguridade Social da Câmara dos Deputados.

*Fonte: Ipea.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...