Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Veja as homenagens ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial!

Postado no dia 7 de maio de 2013, às 14:39

Ato em 18 de maio, e sessão especial na Ales, no dia 16, marcaram a data no Estado

532949_575283769170152_291437295_n

Com apoio do CRP-16, o Núcleo Estadual da Luta Antimanicomial realizou um ato público em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial – 18 de maio, para reafirmar a importância da Reforma Psiquiátrica no Brasil e os avanços e desafios na atenção em saúde mental.

Confira aqui como foi o ato, realizado na Praia de Camburi, em Vitória.

Dois dias antes, em 16 de maio, foi realizada uma sessão especial na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), que debateu o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Veja os detalhes aqui.

 

Núcleo Estadual da Luta Antimanicomial
O Núcleo Estadual da Luta Antimanicomial é um movimento social formado por usuários, familiares, trabalhadores, professores e estudantes, que tem como objetivo lutar pelos direitos e cidadania das pessoas com sofrimento psíquico e/ou pessoas com problemas decorrentes do uso e abuso de álcool e outras drogas.

O movimento defende a ideia de que o respeito às diferentes formas de subjetivação e dignidade são ponto essenciais para quem vivencia sofrimento mental e ou utilizam substâncias psicoativas. Por esse motivo coloca-se contrário aos antigos métodos manicomiais que se baseavam na violência e segregação com supostas pretensões terapêuticas.

O Núcleo Estadual do Espírito Santo está ligado ao Movimento Nacional de Luta Antimanicomial, que completou 25 anos e teve papel fundamental na Reforma Psiquiátrica Brasileira e muito contribuiu para a Política Nacional de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas.

*Com informações do Núcleo Estadual da Luta Antimanicomial.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...