Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

CRP-16 participa de encontro sobre a relação da Justiça com o SUAS

Postado no dia 20 de novembro de 2014, às 20:49

Evento reúne psicólogas(os), assistentes sociais e operadores do Direito de toda a Região Sudeste 

crp_suas_jus

Encontro acontece no auditório do MPES, em Vitória

O CRP-16 participou do Encontro Regional da Região Sudeste: “As relações entre o Sistema Único de Assistência Social e o Sistema de Justiça”, promovido pelos Ministérios do Desenvolvimento Social e da Justiça. O evento foi realizado no auditório Deo Schineider do Ministério Público Estadual do Espírito Santo (MPES), em Vitória, nesta quarta-feira, 19.

Após exposição dos dados coletados nas primeiras etapas de pesquisa – Panorama normativo e jurisprudencial acerca dos direitos socioassistenciais e o Sistema de Justiça, foi realizado um debate de identificação e descrição dos problemas comuns – feito entre os participantes no auditório.

O conselheiro do CRP-16 Felipe Rafael Kosloski, que atua na rede do SUAS, pontuou que há uma carência, por parte do Judiciário em se apropriar das normativas no que tange a questão dos serviços auxiliares e das equipes multidisciplinares.

felipe_suas_justica

Ele ainda lembrou que o concurso de 2010, que visou a contratação de psicólogas e psicólogos e assistentes sociais para o Judiciário. E esses profissionais foram alocados nos Centros de Apoio Multidisciplinar em todo o Estado. Kosloski pontuou que apesar disso, o número de profissionais é pequeno para a demanda, o não quer dizer que o SUAS deva ser sobrecarregado.

Isso porque, segundo o conselheiro, a/o profissional da Psicologia que atua no SUAS deve ser demandada em seu serviço, dentro das do que cabe aos equipamentos de Assistência Social e não demandas que extrapolam as normativas da Assistência Social, tais como pareceres sobre habilitação para adoção, questões de guarda de crianças, regulamentação de visitas, etc.

Problemas na parede
problemas_paredeOs participantes escreveram em papéis os problemas que eles entendem que seus locais de atuação têm, e a organização do evento afixou essas questões na parede.

E o que se percebeu foi que os servidores do Sistema de Justiça apresentavam como problemas a alta rotatividade dos trabalhadores do SUAS e a falta de clareza do papel dessas equipes; já os trabalhadores do SUAS citavam a falta de conhecimento por parte dos operadores do Direito dos serviços assistenciais da Rede.

Região Sudeste
O encontro reuniu profissionais do Sistema de Justiça, de conselhos regionais de Psicologia e Serviço Social, além de trabalhadores e gestores de órgãos vinculados ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS), como Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) do Estado, de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...