Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

CRP-16 obtém dois depoimentos para o projeto Psicologia e Direito à Memória e à Verdade

Postado no dia 15 de maio de 2013, às 18:34

Uma psicóloga e um psicólogo capixabas trazem as experiências vividas por seus pais durante a ditadura militar

A Comissão de Direitos Humanos do CRP-16 obteve dois depoimentos para o projeto Psicologia e Direito à Memória e à Verdade. A psicóloga Paula Jenaina Costa e o psicólogo Fernando Pinheiro Schubert relataram o que seus pais vivenciaram durante o regime militar aqui no Estado.

“Foram dois depoimentos sobre a repressão que os pais da Paula e do Fernando sofreram na época da ditatura e que ajudam a resgatar essas histórias, que têm de serem divulgadas para que todos conheçam as atrocidades que aconteciam e ficavam escondidas nos porões do regime militar”, revelou o conselheiro do CRP-16 e presidente da Comissão de Direitos Humanos do Conselho, Felipe Rafael Kosloski.

A psicóloga Paula Jenaina Costa relatou o que seu pai, José Américo Silvares Costa, vivenciou durante os “anos de chumbo” em Colatina, Norte do Estado. Ela destacou a importância de trazer à tona os fatos desse período.

“Foram muitos anos calados e tem toda uma história de quem viveu aquela época. E todo brasileiro de alguma forma sofreu influência disso. São coisas que estavam no porão da ditadura e que agora serão divulgadas por esse projeto do Conselho”, pontuou.

O psicólogo Fernando Schubert contou sobre as repressões que seu pai, Pastor Enil Schubert, sofreu durante a ditadura. Ele analisou a importância do projeto tocado pelo CRP-16 fazendo um paralelo com a atual realidade do Brasil.

“Esses grupos que foram protagonistas dessa repressão continuam presentes na sociedade brasileira e atuantes. Perderam força, mas continuam agindo nos bastidores e com influência na política do País até hoje”, disse.

Para Fernando, a internação compulsória, a higienização social voltada para os grandes eventos esportivos no Brasil são reflexos dos anos ditatoriais. E isso reforça a importância do projeto Psicologia e Direito à Memória e à Verdade.

“É preciso reconstruir, recontar. É importante para que não volte a se repetir”, frisou o psicólogo.

Relatos
Está curiosa(o) para saber das histórias contadas pelos pais da psicóloga Paula e do psicólogo Fernando? Não vamos esconder os relatos, mas por enquanto, eles não serão divulgados.

“Já encaminhamos esse mapeamento feito aqui pelo CRP-16 para o Conselho Federal de Psicologia (CFP) que vai publicar as contribuições de todos os Regionais”, adiantou o conselheiro do CRP-16, Felipe Rafale Kosloski.

A previsão é de que o CFP faça o lançamento dos depoimentos no VIII Congresso Nacional da Psicologia, que será realizado entre os dias 30 de maio e 02 de junho de 2013, em Brasília.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...