Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Neoliberalismo é tônica do encontro do SUAS

Postado no dia 29 de abril de 2011, às 17:32

O psicólogo e conselheiro do CRP 16, Felipe Rafael Kosloski, que representou o CRP 16 no Encontro Nacional dos Trabalhadores do SUAS nos dias 30 e 31 de março, em Brasília, destacou, como um dos pontos altos do evento a fala de  Márcio Pochmann ( presidente PEA). Segundo Felipe, ele “contextualizou o mercado de trabalho de acordo com o neoliberalismo”.

Felipe diz que o encontro foi muito importante para a Psicologia, por ter evidenciado a relevância  dos temas tratados e o número de psicólogos envolvidos na discussão em todas as regiões. Em especial, ele ressaltou “a presença da Psicologia no Conselho Nacional de Assistência Social, através do psicólogo Frederico Leite, da Fenapsi.”

Segundo ainda Felipe, o evento foi marcado pelo  que ele  chamou de “uma ferrenha discussão entre várias categorias profissionais (terapeutas ocupacionais, sociólogos, antropólogos, pedagogos, psicólogos e assistentes sociais)” . Os dois últimos, disse ele, tiveram uma participação relevante, “com propostas definitivas para a assistência social, não comparecendo apenas com idéias corporativistas”.

Uma reunião na Sede Nacional da CUT, liderada por Fernanda Lou Sans Magano, presidente da Fenapsi, discutiu a instituição das diretrizes para se organizar o Fórum Nacional dos Trabalhadores do SUAS. O objetivo da organização, informa Felipe, é dar  visibilidade aos trabalhadores , tendo em vista  a iminência de uma nova  NOB e  a VIII Conferência da Assistência Social ter como foco os profissionais.

“Dentro dessa perspectiva, ficará mais fácil instituir uma mesa nacional de negociação permanente para os trabalhadores do SUAS”.

Além de Felipe, também representaram o Espírito Santo no evento Fernando Pinheiro Schubert (Fórum Estadual dos Trabalhadores do SUAS) e Ricardo Bodart de Andrade (Sindicato dos Psicólogos no Espirito Santo – Sindpsi-ES).

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...