Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

CRP-16 encaminha ofício às clínicas prestadoras de serviço em ABA

Postado no dia 27 de setembro de 2022, às 15:49

Confira a íntegra do ofício, clicando aqui


O CRP-16 encaminhou ofício às clínicas que prestam serviço em Análise do Comportamento Aplicada (ABA). O documento tem orientações acerca das condições adequadas para a prestação de serviços psicológicos.

No ofício assinado pela Comissão de Orientação e Fiscalização e pela presidência do CRP-16, o Conselho pontua que vem recebendo muitas denúncias relacionadas à atuação das(os) “aplicadoras(es)” em ABA e sobre irregularidades concernentes à falta de respeito ao consumidor na prestação dos serviços.

No texto, o CRP-16 aponta que as orientações sobre os parâmetros éticos e técnicos são extensivas às(aos) estagiárias(os) de Psicologia, lembrando a responsabilidade legal das(os) psicólogas(os) supervisoras(es) a quem faz estágio.

O ofício do CRP-16 reforça os protocolos em ABA que possuem definições precisas sobre a função de cada “agente” na avalição, planejamento e intervenção (supervisor, coordenador e aplicador).

O Conselho alerta que, diante da complexidade da demanda, torna-se inviável que as intervenções junto aos atendidos sejam realizadas apenas pelos aplicadores ou que sejam realizados sem a constante supervisão.

O CRP-16 lembra, ainda, que a(o) profissional precisa ter profundo conhecimento teórico e prático para realização de manejo e coleta de dados, análise funcional do comportamento, dentre outras habilidades, a fim de intervir na condição crônica do paciente.

O ofício reforça que a prestação de serviços psicológicos deve ser realizada com qualidade técnica e compromisso ético. E que isso também envolve acolhimento, comunicação digna e respeitosa, escuta empática e destituída de preconceitos.

Por fim, a Comissão de Orientação e Fiscalização do CRP-16 se coloca à disposição para dirimir dúvidas e prestar orientações relacionadas à atuação profissional do(a) psicólogo(a) por meio do e-mail coordenacao.cotec@crp16.org.br e do telefone (27) 99941-9173 ou presencialmente na sede deste Conselho (a partir do dia 2 de outubro, das 13h às 17h).

Confira a íntegra do ofício, clicando aqui. 

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

...