Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Documentos digitalizados: veja como eles devem ser entregues ao CRP-16 para obtenção de registro profissional e outros procedimentos

Postado no dia 1 de setembro de 2022, às 18:16

O Decreto Federal 10.278/2020 regulamenta as técnicas e requisitos para a digitalização de documentos públicos ou privados. A regulamentação visa garantir que os documentos digitalizados produzam os mesmos efeitos legais dos seus originais.

Dessa forma, o CRP-16 NÃO PODE receber documentos que apenas possuam certificação eletrônica em meio digital. Para ficar em conformidade ao decreto, é necessária a autenticidade no documento impresso tanto para obtenção do registro profissional quanto para realização de outros procedimentos junto ao CRP-16.

A medida vale, inclusive, para as inscrições de registro profissional na modalidade online, que o Conselho vem realizando temporariamente, conforme previsto na Resolução CFP 005/2020. Ou seja, quem solicita o registro online DEVE APRESENTAR A DOCUMENTAÇÃO ORIGINAL NO CRP-16 para verificação de autenticidade ou envio de cópias autenticadas.

O Conselho reforça que não aceitará documentos emitidos sem Hash (chekcsum) da imagem (algoritmo que mapeia uma sequência de bits de um arquivo em formato digital). Isso para que seja possível verificar a integridade documental. O documento precisa ter, ainda, o QR-code ou link de acesso para verificação de autenticidade ou carimbo e assinatura (pode ser da secretaria) da instituição de ensino superior.

Artigos do decreto
O CRP-16 emitiu um comunicado com as informações desta matéria. No documento redigido pelo Conselho são destacados dois artigos do Decreto 10.278/2020.

O comunicado pode ser acessado neste link: clique aqui. 

O primeiro deles é o artigo 5, que prevê:

Art. 5º O documento digitalizado destinado a se equiparar a documento físico para todos os efeitos legais e para a comprovação de qualquer ato perante pessoa jurídica de direito público interno deverá:

 I – ser assinado digitalmente com certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, de modo a garantir a autoria da digitalização e a integridade do documento e de seus metadados; (grifo nosso)
II – seguir os padrões técnicos mínimos previstos no Anexo I; e
III – conter, no mínimo, os metadados especificados no Anexo II.

Depois, é destacado o artigo 4, cujo texto diz:

Art. 4º Para efeitos desta Lei, as assinaturas eletrônicas são classificadas em:
(…)
III – assinatura eletrônica qualificada: a que utiliza certificado digital, nos termos do § 1º do art. 10 da Medida Provisória nº 2.200-2, de 24 de agosto de 2001.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

...