CRP-16 divulga nota de solidariedade aos familiares das vítimas da tragédia em Santa Maria (RS)
Conselho ressalta a importância das autoridades fiscalizarem locais de lazer e diversão e da sociedade em cobrar que os problemas sejam resolvidos
O Conselho Regional de Psicologia do Espírito Santo (CRP-16ª Região) vem a público manifestar o profundo pesar diante da tragédia ocorrida em Santa Maria (RS), na madrugada de domingo, 27 de janeiro.
Um incêndio na boate Kiss ceifou a vida de mais de 230 pessoas e mais de 100 ficaram feridas. Com esses números, esse caso se transformou no segundo pior incêndio com vítimas fatais do Brasil.
Diante desse luto coletivo, o CRP-16 manifesta solidariedade aos familiares, amigos das vítimas e a toda a cidade de Santa Maria abalada por essa tragédia.
A investigação da polícia sobre as causas do incêndio está em andamento. Mas diante de tantos mortos e feridos, em um ambiente que deveria ser de lazer e diversão, já podemos afirmar que erros aconteceram.
Diante disso, o Conselho lembra a importância das autoridades cumprirem o seu papel de autorizar, regulamentar e fiscalizar o exercício das atividades de lazer e diversão. A importância de a imprensa estar atenta e buscar pautas que apontem/denunciem problemas nos espaços privados e públicos. E de a sociedade cobrar para que esses problemas sejam sanados.
Mais de 300 psicólogas(os) estão em Santa Maria para atender as famílias das vítimas. Saiba mais aqui.
Solidarizamo-nos também com essas/es profissionais psicólogas/os e com os demais profissionais voluntários que estão atuando em rede para confortar e amenizar a dor das pessoas envolvidas nessa tragédia.
Conselho Regional de Psicologia do Espírito Santo (CRP-16ª Região).