Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Conselho participa novamente do Comid

Postado no dia 4 de novembro de 2011, às 17:29

CRP-16 foi bem votado na eleição do Conselho Municipal do Idoso de Vitória para o biênio 2011/13

Posse e despedida: Sanny (de blusa branca) e Adelaide (de paletó) com as novas conselheiras do Comid

Posse e despedida: Sanny (de blusa branca) e Adelaide (de paletó) com as novas conselheiras do Comid

A gestão 2011/13 do Conselho Municipal do Idoso (Comid) de Vitória mais uma vez terá a participação do CRP-16. As psicólogas Karina de Andrade Fonseca e Bruna Ceruti Quintanilha, em uma votação expressiva para o CRP-16, representarão o Conselho de Psicologia nos próximos dois anos. A posse foi realizada na terça-feira, 27 de outubro, no auditório da Prefeitura de Vitória.

“O Conselho de Psicologia foi uma entidade muito bem votada na eleição da próxima gestão do Comid, com 109 votos”, destacou a conselheira do CRP-16 Sanny Ferreira de Jesus.

Ela revelou ainda o resultado das outras instituições que buscavam assento no Comid.

“A Assim (Associação dos Aposentados e Pensionistas do Município de Vitória) teve 46 votos, a OAB-ES (seccional capixaba da Ordem dos Advogados do Brasil) 30 votos. O Asilo dos Velhos – Sociedade de Assistência à Velhice Desamparada, 28 votos. Outras entidades como o Conselho Popular de Vitória (CPV) teve 18, e o IPAMV (Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores de Vitória) recebeu 05 votos”, pontuou Sanny.

Políticos estiveram presentes na mesa de abertura do evento. Dentre eles, o vice-prefeito de Vitória, Tião Barbosa, e o presidente da Câmara Municipal, Reinaldo Bolão.

Em defesa dos idosos
A conselheira Sanny ocupou a vice-presidência do Comid, na gestão 2009/11. Na oportunidade, o CRP-16 ocupava o assento da sociedade civil no Conselho Municipal.

De acordo com ela, a participação no Comid se fez presente na Comissão de Educação Permanente e de Políticas Públicas do CRP-16. Além de reuniões com secretários municipais, visitas aos CREAS, participação na Conferência Municipal do Idoso, curso sobre longevidade para profissionais da Secretaria Municipal de Educação de Vitória, reunião com o prefeito da capital, entre outros.

“Tudo isso com o intuito de acompanhar, discutir e defender a execução de políticas públicas em prol dos direitos das pessoas idosas”, acrescentou Sanny.

Gestão 2009/11
A psicóloga Fabíola Vieira Celante foi quem fez a defesa da participação do CRP-16 no dia da eleição do Comid. Ela também representou o CRP-16 como conselheira do Comid na gestão anterior.

Entre 2009/11, o Comid foi presidido pelo poder público, sendo a representante da Secretaria Municipal de Educação, Adelaide Crystello a presidente.

Confira aqui a posse das psicólogas que representaram o CRP-16 no Comid 2009/11.

O que é o Comid?*
É um órgão de controle social, composto por pessoas que representam o poder público e a sociedade civil. É um espaço de participação democrática de formulação, acompanhamento e fiscalização das ações voltadas à pessoa idosa.

Os usuários do Comid são as pessoas vinculadas aos programas, projetos, serviços e benefícios garantidos no atendimento à pessoa idosa que tenham idade a partir de 60 anos.

Quem são as organizações de usuários?
São organizações juridicamente constituídas, que tenham em seu estatuto como objetivo a defesa dos direitos de indivíduos e grupos vinculados à Política de Atendimento à Pessoa Idosa. Exemplo: movimentos sociais, associações e fóruns.

*Com informações do folder institucional do Comid produzido em 2009.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...