Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Assembleia aprova o novo valor da anuidade (2023) do CRP-16

Postado no dia 12 de julho de 2022, às 18:46

Confira os detalhes sobre as decisões tomadas pela categoria, no dia 9 de julho

A assembleia geral das psicólogas e dos psicólogos aprovou o novo valor da anuidade do CRP-16 de pessoa física para o ano de 2023. O reajuste aprovado será aplicado às anuidades de pessoas jurídicas inscritas no Conselho, cujos valores são estabelecidos de acordo com o capital social de cada PJ.

Os novos valores das taxas de serviços prestados pelo Conselho também foram aprovados pela assembleia, realizada no dia 9 de julho de 2022, no auditório da sede do CRP-16, em Vitória.

Outra deliberação foi a de conceder o desconto de 15% para pagamento em cota única, caso ela seja quitada até o dia 31 de janeiro de 2023, considerando os dados apresentados pela gestão, que atestam que, historicamente, a maioria dos pagamentos são recebidos no mês de janeiro.

12,46%. A assembleia aprovou o reajuste de 12,46%, referente ao INPC dos últimos 12 meses (maio de 2021 e abril de 2022). Com o percentual, a anuidade de 2023 (pessoa física) ficará em: R$ 587,10 (579,51 + 7,59 – fundo de seção).

Ata: clique aqui e leia a ata da assembleia .

Prestação de contas. A assembleia começou com a prestação de contas do VI Plenário do CRP-16. A presidente do Conselho, Tammy Andrade Motta (CRP-16/3610), e a gerente técnica, Juliana Brunoro de Freitas (CRP-16/3237), apresentaram a prestação com atividades de setembro de 2019 (quando começou a gestão do VI Plenário) a junho de 2022.

A apresentação mostrou os trabalhos realizados pelas comissões do CRP-16, além de informações sobre as redes sociais e o site do Conselho. O CRP-16 Orienta, projeto de orientação profissional produzido pelo Conselho, foi destacado. Ele consiste na gravação de vídeos sobre diversos temas e práticas Psi que ficam disponíveis no YouTube, no Facebook e no Instagram do CRP-16.

Pandemia. À exceção dos cinco primeiros meses, a gestão do VI Plenário foi realizada em meio à pandemia de covid-19. A partir de março de 2020, o CRP-16 passou a trabalhar em home office e a realizar eventos de formação e orientação profissional no formato online. Além de divulgar diversas matérias para orientar a categoria que começou a ter que atuar no contexto pandêmico.

Reforma da sede. A prestação de contas trouxe informações sobre a reforma da sede do Conselho. A gestão já vinha pensando na questão da reforma da sede. O assunto ganhou força em razão da pandemia e da necessidade de adequações no espaço físico do CRP-16. Fotos com a projeção de como ficará a recepção do Conselho foram apresentadas à assembleia. A licitação para realização da obra está em andamento, e a execução ocorrerá durante a próxima gestão – VII Plenário, que será eleito em agosto.

Boa saúde financeira
A apresentação orçamentária foi feita pelo contador do CRP-16, Rodrigo Lagasse Dias, da RL Assessoria Contábil. Ele classificou a situação financeira do CRP-16 como “saudável”. “Foi um resultado superavitário, um resultado bom. Gastamos R$ 2,7 milhões, e arrecadamos R $3,1 milhões”, pontuou.

Anuidade congelada e reajuste para 2023
A proposta de reajuste da anuidade foi apresentada pela gerente administrativa e financeira do CRP-16, Tatitani Soares Nascimento Manzoli.

Ela lembrou que, nos últimos dois anos, o Conselho não fez alterações no valor da anuidade. E que, embora o ano de 2021 tenha tido um bom resultado, que foi reflexo de bastante economia, no ano de 2022 os índices de reajustes contratuais para manutenção do Conselho ultrapassaram 12% somente até o mês de junho, de forma que, caso não houvesse reajuste no valor do tributo em 2023, a situação financeira da entidade poderia ficar prejudicada no próximo ano.

Importante reforçar que a próxima gestão do Conselho terá de executar a obra da sede e terá de trabalhar a possibilidade da abertura de uma subsede, já que em breve o Conselho será de grande porte, uma vez que se aproxima de 10 mil inscrições.

O reajuste também foi embasado para manutenção das despesas do Conselho: salários e benefícios, reajustes de prestadores de serviços, pagamento de despesas fixas etc.

“Diante do que foi exposto pela assessoria contábil e pela gerência, entendemos que não temos segurança fiscal para manter o congelamento da anuidade por mais um ano. Precisamos considerar a necessidade de execução da reforma da sede, a previsão de alteração para grande porte e com isso a possibilidade de abertura de subsedes, e as ações da próxima gestão. Se mantivermos congelada a anuidade, é muito provável que essas e outras ações fiquem comprometidas”, assinalou a presidente do CRP-16, Tammy Andrade Motta.

 

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

...