Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Veto Derrubado: Vitória da Psicologia e do Serviço Social

Postado no dia 28 de novembro de 2019, às 12:24

Por 384 a 64 votos, parlamentares derrubaram veto presidencial ao PL nº 3.688/2000. CRP-16 participa da luta em favor da proposta que dispõe sobre serviços de Psicologia e de Serviço Social nas Redes Públicas de Educação Básica


Por 384 a 64 votos, deputadas(os) e senadoras(es), derrubaram durante sessão conjunta do Congresso Nacional o veto Presidencial nº 37/2019 ao Projeto de Lei (PL) nº 3.688/2000, que dispõe sobre serviços de Psicologia e de Serviço Social nas Redes Públicas de Educação Básica, nesta quarta-feira (27).

319 deputadas(os) e 65 senadoras(es) votaram pela derrubada do veto, enquanto 62 deputadas(os) e 2 senadoras(es) defenderam a manutenção do veto presidencial.

A matéria havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados em 12 de setembro de 2019. No entanto, no dia 9 de outubro, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), veto integral da Presidência da República ao PL.

CRP-16 participa da luta. Antes de o presidente da República vetar o PL aprovado pelo Congresso, o CRP-16 esteve presente na luta em favor da aprovação da proposta.

Agora, a proposição será devolvida ao presidente da República, que terá 48 horas para promulgá-la, sob pena da presidência do Congresso Nacional fazê-la.

A Psicologia dispõe de conhecimentos para atuar nas relações escolares, auxiliando na promoção das relações de respeito e enfrentamento à violência escolar. O veto presidencial ao PL demonstrava insensibilidade ao tema, que tem casos emblemáticos na sociedade como o massacre ocorrido na escola Raul Brasil, em Suzano (SP), em março deste ano.

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) e as demais instituições que compõem o Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia (FENPB) realizaram diversas atividades e mobilizações junto aos congressistas pela derrubada do veto.

Leia Mais

Saiba mais sobre as ações para a derrubada do Veto Presidencial nº 37/2019

Conheça as razões para derrubada do veto ao PL que prevê Psicologia e Serviço Social na rede pública de ensino

Psicologia e Serviço Social fazem mobilização para derrubada do Veto nº 37/2019

Para pressionar pela sanção do PL 3688/2000, Psicologia e Serviço Social reúnem-se com MEC

Abaixo-assinado pela sanção do PL 3688/2000 sobre Psicologia e Serviço Social na rede pública de ensino

CFP vai ao MEC tratar de sanção do PL sobre Psicologia na rede pública de ensino

Está na pauta de votação da Câmara o PL que dispõe sobre serviços de Psicologia na educação básica

Segurança nas Escolas está em pauta essa semana no Senado e na Câmara

PL dos profissionais da Psicologia na rede de ensino é principal tema discutido por comissão do CFP

 

*Fonte: CFP (com informações da Ascom/CRP-16).

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...