Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

CRP-16 realiza oficina de enfrentamento às situações de emergências em desastres dia 29, em Linhares

Postado no dia 15 de janeiro de 2016, às 14:46

Veja como participar! Evento é preparatório ao IV Corep/IXCNP e será realizado em parceria com o CRP-MG

índice

O CRP-16 convida a categoria para participar da Oficina Regional “Psicologia em Foco Especial: O enfrentamento às situações de emergências e desastres”, que será realizada no dia 29 de janeiro (sexta-feira), a partir das 08h30, no Teatro da Faculdade Pitágoras, em Linhares, Norte do Estado.

As vagas são limitadas. Para participar é necessário se inscrever. As inscrições podem ser feitas no link ao final desta matéria.

O evento integra a mobilização do Conselho, iniciada em novembro de 2015 pela Comissão de Direitos Humanos e que foi abraçada por todo o Plenário, para subsidiar profissionais de Psicologia a prestarem atendimento psicossocial em emergências e desastres à parcela da população capixaba prejudicada pela lama originada do rompimento das barragens de rejeitos de minério da Samarco, em Mariana, Minas Gerais.

A atividade é promovida pelo CRP-16, Crepop-ES e em parceria com o CRP-04(MG). Conta com apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo e da Defesa Civil do Estado.

Além disso, a oficina será mais um evento preparatório do CRP-16 (na temática de Emergências e Desastres) ao IV Congresso Regional de Psicologia (Corep/ES), previsto para os dias 29 e 30 de abril.

O IV Corep antecede o IX Congresso Nacional da Psicologia (CNP), que será em junho, em Brasília, onde psicólogas(os) de todo o País se reunirão para votar as propostas que servirão como diretrizes políticas para a atuação do Sistema Conselhos de Psicologia até 2019.

A conselheira responsável pela temática de emergências e desastres no CRP-16, Rebecca Fagundes e Costa, fala sobre o empenho do Conselho em promover a oficina.

“Nossa mobilização em torno desta oficina segue a direção da atuação política do CRP-16, que é uma entidade sempre preocupada em ir além da sua função determinada por lei. Vamos utilizar nossa experiência na temática das emergências e desastres, pois nossa preocupação é com o impacto psicológico e social que a tragédia já está gerando nas comunidades atingidas”, frisa Rebecca.

Ela explica como será o evento.

“A oficina será gratuita e aberta a outras categorias, além dos profissionais da Assistência Social e Saúde que sempre são mobilizados para atender as demandas geradas pelas situações de emergências e desastres. Também podem participar as psicólogas e os psicólogos que possuem interesse nisso, além das/os estudantes de Psicologia (8º, 9º e 10º períodos) para contribuírem nesta importante atividade”, ressalta a conselheira.

A psicóloga acrescenta que o CRP-16 dará continuidade a campanha de arrecadação de mantimentos para as comunidades atingidas pela lama.

“Em meio a nossa mobilização, promovemos também essa campanha, de forma que todas e todos que forem participar da oficina podem contribuir, doando água e alimentos não perecíveis para os moradores de Regência Augusta, Povoação e outros distritos de Linhares”, pontua Rebecca.

O que doar? Arroz, feijão, macarrão, biscoitos, achocolatado em pó, leite em pó, óleo, leite, açúcar, sal, fubá etc., além de garrafas de água mineral.

Público-alvo e inscrições
A Oficina Regional “Psicologia em Foco Especial: O enfrentamento às situações de emergências e desastres” é destinada a profissionais das mais diversas áreas de atuação e a estudantes de Psicologia que estejam cursando os 8º a 10º períodos nas instituições superiores de ensino no Estado do ES.

Trabalhadores voluntários da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros Militar também podem participar da oficina.

Para garantir a sua participação, é necessário inscrever-se previamente. Faça aqui a sua inscrição online e garanta já a sua participação!

Em breve o CRP-16 divulgará a programação completa da oficina.

Expediente diferenciado no CRP-16
O CRP-16 informa que, na sexta-feira, dia 29 de janeiro de 2016, em decorrência da realização da Oficina Regional “Psicologia em Foco Especial: O enfrentamento às situações de emergências e desastres”, a sede do Conselho, em Vitória, funcionará apenas com expediente interno, uma vez que a equipe funcional do Regional vai estar por conta do evento.

O atendimento ao público em geral será normalizado na segunda-feira, 1º de fevereiro de 2016, das 8h30 às 17h30.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...