2ª Mostra revela as dimensões da Psicologia
Evento expõe a grandiosidade da profissão. CRP-16 destaca a participação capixaba
Clique aqui e acesse a galeria de fotos da Mostra.
Além disso, 125 atividades foram realizadas, cerca de 4 mil práticas psicológicas foram apresentadas, e mais de 10 países tiveram representações neste marco dos 50 anos da regulamentação da profissão no Brasil.
Esses números demonstram a grandiosidade do que foi a 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia, realizada entre os dias 20 e 22 de setembro de 2012, no Parque Anhembi, em São Paulo, capital. E que refletem a dimensão que a própria profissão já atingiu, sobretudo no Brasil.
Os dados foram apresentados pela coordenadora nacional da Mostra e conselheira do CFP, Monalisa Barros, durante a cerimônia de encerramento do evento.
Em seu agradecimento, a coordenadora citou o educador Paulo Freire. “A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria”, ressaltou.
Após a citação, a coordenadora expôs como a Mostra aconteceu. “Ela foi feita por cada sorriso, cada presença, cada encontro, cada estado brasileiro, amigos de outros países, até das Filipinas tivemos participação”, destacou.
Verona: “Psicologia é grandiosa”
O presidente do CFP, Humberto Verona, afirmou que o dever foi cumprido, citando a diversidade e intensidade do evento.
“Essa mostra foi um sucesso. Nós estamos saindo daqui com a sensação de que a Psicologia é grandiosa, é diversa. E tem muitos desafios pela frente. Foi um momento que cumpriu com o que a gente estava desejando. Mostrar o que temos de muito bom. E mostrar aquilo o que nós precisamos cuidar muito ainda para o nosso futuro. Estou muito satisfeito com o resultado. A adesão do Brasil inteiro no evento e de países da América Latina, da África e de Portugal que também estiveram aqui foi muito legal”, comemorou Verona.
Stand do CRP-16 “pocou” em São Paulo
Capixabas “pocando” na Mostra
O maior evento da história da Psicologia brasileira contou com grande participação das psicólogas, psicólogos e estudantes do Espírito Santo.
E todas e todos tiveram um ponto de encontro bem especial na Mostra: o stand do CRP-16, localizado no Pavilhão do Parque Anhembi. O local foi adornado com um banner, que tinha uma expressão deveras capixaba: “pocando”.
“Recebemos e acolhemos as psicólogas, os psicólogos e as/os estudantes de Psicologia do nosso Estado que foram a São Paulo participar da Mostra. O Espírito Santo está de parabéns pela quantidade e pela qualidade de trabalhos apresentados. E é importante destacar também a interação entre profissionais e estudantes no stand do CRP-16, que foi ponto de encontro das/os capixabas na Mostra”, afirmou a presidente do Conselho, Andréa Nascimento.