28 de junho: Dia do Orgulho LGBTQI+
No Dia do Orgulho LGBTQI+ (28 de junho), reafirmamos a importância da visibilidade dos nossos corpos e das nossas vidas. Os desafios ainda são gigantes, mas não são os sofrimentos, e as cicatrizes que eles deixam, que definem a comunidade LGBTQI+. A coragem para existir com visibilidade neste mundo e para falar sobre sua própria existência protagoniza a luta desta população.
Aliançadas/os com as questões da população negra, das mulheres e de outros grupos historicamente colocados à margem, as/os LGBTQI+ caminham compreendendo a impossibilidade de dissociar as múltiplas dimensões humanas na luta por justiça social.
A Psicologia tem contribuído para a construção desta sociedade mais justa e equitativa que se almeja, operando na defesa dos direitos de todas, todos e todes sem discriminação de raça, cor, gênero ou orientação sexual.
E, reconhecendo a sua responsabilidade neste cenário, o Conselho Regional de Psicologia do Espírito Santo (CRP-16/ES) debaterá as práticas da categoria no que diz respeito às pessoas LGBTQI+. Será na próxima terça-feira, (30/06), às 18 horas, com o tema “Processos e trajetórias descolonizatórias: práticas psis e corpos LGBTQI+”. A reunião será realizada pela plataforma Zoom e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail eventos@crp16.com.br. O evento é promovido pela Comissão de Gênero e Diversidade Sexual (CGENDS) do CRP-16/ES.