Fórum em Defesa da Saúde Pública faz nova reunião nesta segunda, 03
CRP-16 participa da plenária, que será a partir das 18h, em Vitória. Grupo deve definir como será ato em Vila Velha, previsto para o dia 10, entre outros pontos. Participe!
O CRP-16 participa de mais uma plenária do Fórum Capixaba em Defesa da Saúde Pública. Será nesta segunda-feira, 03 de fevereiro, às 18 horas, na sede do Sindicato dos Servidores Públicos do Espírito Santo (Sindipúblicos-ES), no Centro de Vitória.
A pauta deste encontro foi definida na última reunião do Fórum (foto), realizada no dia 16 de janeiro, na capital.
A plenária desta segunda, 03, discutirá os seguintes pontos: Informes; ato público em Vila Velha (previsto para o dia 10 de fevereiro); Políticas de Finanças e de Comunicação do Fórum; Eleição do Conselho Regional de Serviço Social da 17ª Região/ES (CRESS-17); Relacionamento com outros movimentos/organizações populares.
Bloco da saúde mental!
Na plenária do dia 16, o Fórum discutiu ainda sobre uma participação no Carnaval, que deve acontecer em Vitória.
A proposta é de que a Comissão de Saúde do Fórum organize um bloco de Carnaval com ênfase na saúde mental. A previsão é de que o bloco participe do Carnaval de rua da capital, realizado junto ao calendário nacional da folia, entre 1º e 4 de março.
A definição do bloco será dada em reunião da Comissão de Saúde, marcada para a quarta-feira, dia 05, na Ufes.
Agenda prevê caminhada e luta antimanicomial
Ainda na última reunião do Fórum, uma agenda foi tirada que prevê uma caminhada e um ato antimanicomial.
A previsão é de que seja realizada uma caminhada da Saúde e Ato em Defesa da Saúde Pública, nos dias 06 ou 07 de abril, sendo alusivo ao Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 05 daquele mês.
E um ato antimanicomial, previsto para 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial.
Importância da participação da Psicologia
Além de integrar o Fórum Capixaba em Defesa da Saúde Pública, o CRP-16 participa de suas reuniões contribuindo para que a Psicologia ocupe esses espaços de enfrentamento coletivo, com destaque para a luta em defesa do Sistema Único de Saúde.
“Nosso compromisso em Saúde implica em constituir blocos de forças que potencializem o romper e ajude a gerar forças sociais capazes de produzir mudanças na ordem instituída nos diversos segmentos dos modelos de atenção em saúde”, informou a conselheira do CRP-16 Barbara Malvestio.
Portanto, psicólogas e psicólogos, ajudem a fortalecer este espaço. Participe do Fórum!