Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

11º Congresso Nacional da Psicologia define os rumos da ciência e profissão para os próximos três anos

Postado no dia 2 de junho de 2022, às 11:41

Instância máxima de deliberação do Sistema Conselhos, o CNP é o processo democrático e participativo pelo qual a categoria decide os rumos da profissão

Começa na quinta-feira (2), em Brasília (DF), o 11º Congresso Nacional da Psicologia (CNP), instância máxima de deliberação do Sistema Conselhos de Psicologia. Com o tema “O Impacto Psicossocial da Pandemia: Desafios e Compromissos para a Psicologia Brasileira Frente às Desigualdades Sociais”, o Congresso acontecerá até domingo (5), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). A organização é do Conselho Federal de Psicologia (CFP).

Realizado a cada três anos, o CNP não é um congresso científico-acadêmico, é o evento pelo qual é construída a agenda política da Psicologia brasileira. Por meio do CNP, a categoria tem garantida a sua participação democrática, como espaço de discussão e de transformação do funcionamento e das ações do Conselho Federal de Psicologia e dos Conselhos Regionais.

Um total de 375 psicólogas(os) eleitas(os) delegadas(os) irão apreciar as 308 propostas formuladas, sistematizadas e aprovadas nas etapas regionais. Este é um processo amplo de debates, que se iniciou nos Conselhos Regionais, Subsedes ou Seções, com os Eventos Preparatórios, passando depois pelos Pré-Congressos (Pré-Coreps) e, em seguida, nos Congressos Regionais (Coreps).

O CRP-16 realizou em abril o 6º Congresso Regional da Psicologia do Espírito Santo (Corep). No 6º Corep, foram eleitas 16 delegadas ao 11º CNP, além de definida as duas representações do movimento estudantil que irão a Brasília.

Eixos. Os trabalhos do 11º CNP serão orientados por três eixos: Organização Democrática e Participativa do Sistema Conselhos no Enfrentamento da Pandemia; Defesa do Estado Democrático e dos Direitos Humanos via Políticas Públicas; e O Fazer Ético e Científico da Psicologia no Trabalho em Saúde Mental.

No CNP também serão divulgadas as chapas que concorrerão à Consulta Nacional para o Conselho Federal de Psicologia, que será realizada de 23 a 27 de agosto de 2022, na modalidade on-line.

Transmissão ao vivo
Somente as(os) psicólogas(os) delegadas(os) e estudantes que foram eleitas(os) nos Coreps poderão participar presencialmente do CNP, em Brasília. No entanto, toda a categoria e a sociedade poderão acompanhar ao vivo, em tempo real, as atividades do Congresso nos perfis oficiais do CFP no YouTube, Facebook, Instagram e Twitter.

11º Congresso Nacional de Psicologia (CNP)
Data: De 2 a 5 de junho
Abertura: quinta-feira, 2 de junho, às 17h
Local: Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB)
Transmissão: canais oficiais do CFP

Agenda de transmissões

Quinta-feira, 2 de junho de 2022, 17 horas

Sábado, 4 de junho de 2022, Plenárias (Manhã)

Sábado, 4 de junho de 2022, Plenárias (Tarde)

Domingo, 5 de junho de 2022, Plenárias e Comissão Eleitoral (Manhã)

Domingo, 5 de junho de 2022, Plenárias e Comissão Eleitoral (Tarde)

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

...