Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Facebook Logo do Flickr Logo do Instagram
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Psicologia dá início ao 10º CNP

Postado no dia 29 de maio de 2019, às 19:06

Instância máxima de deliberação do Sistema Conselhos, o CNP é um processo democrático e participativo, onde a categoria decide os rumos da profissão. Conheça a delegação do Espírito Santo que estará em Brasília  

Começa na noite desta quinta-feira (30), em Brasília (DF), o 10º Congresso Nacional da Psicologia (CNP), instância máxima de deliberação do Sistema Conselhos de Psicologia.  Com o tema “O (im)pertinente compromisso social da Psicologia na resistência ao Estado de exceção e nas redes de relações políticas, econômicas, sociais e culturais”, o Congresso acontecerá até domingo (2 de junho), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

O CNP é um processo amplo de debates, que se inicia bem perto de cada psicóloga(o), nos seus Conselhos Regionais, Subsedes ou Seções, com os Eventos Preparatórios, Pré-Congressos (Pré-Coreps) e Congressos Regionais (Coreps), onde foram apreciadas,  sistematizadas e aprovadas as propostas para a etapa nacional. Todo o processo, desde os eventos preparatórios até o congresso nacional, é democrático e participativo, e tem o objetivo de convocar a categoria para problematizar a conjuntura, a Psicologia e sua participação no contexto histórico, para propor as diretrizes do próximo triênio. Neste 10º CNP, as(os) psicólogas(os) decidirão os rumos da profissão para o período de 2020 a 2022.

O evento reunirá 418 psicólogas(os) delegadas(os) de todo o Brasil, que foram eleitas(os) nos Coreps para representarem suas regiões com as propostas elaboradas nas etapas anteriores. São 644 propostas nacionais sistematizadas para a última etapa. Na esfera regional, foram 1.151 propostas aprovadas, que vão orientar as ações dos CRPs nos próximos três anos.

Nos Coreps também foram feitas as inscrições das chapas que concorrerão às eleições aos CRPs. No CNP haverá espaço para as inscrições das chapas que concorrerão à Consulta Nacional ao Conselho Federal de Psicologia.

5º Corep. A delegação e as propostas do Espírito Santo que estarão no 10º CNP foram definidas no 5º Congresso Regional da Psicologia do CRP-16, realizado nos dias 6 e 7 de abril, no Sesc de Guarapari, na Grande Vitória.

17 delegadas/os vão levar 30 propostas nacionais, aprovadas no 5º Corep, para o 10º CNP. As psicólogas e os psicólogos que vão ao CNP são:

-Ana Claudia Gama Barreto
-Andreza Conceição de Souza
-Anselmo Clemente
-Daísa De Martin
-Edireusa Fernandes Silva
-Getúlio Sérgio Souza Pinto
-Júlia Pires
-Keli Lopes Santos
-Lutz Franthesco da Silva Rocha
-Maria Carolina Fonseca Barbosa Roseiro
-Marina Francisqueto Bernabé
-Poliane dos Passos Almeida
-Robertta Steffanya Fernandes Queiroz
-Rudge Vigato da Silva
-Sâmia de Oliveira Brito
-Tammy Andrade Motta
-Victor Hugo da Silva

Movimento estudantil
O movimento estudantil também terá sua representação no 10º CNP. No 5º Corep, foram definidas a representante e o representante das faculdades de Psicologia do ES que irão a Brasília. Veja os nomes da estudante e do estudante que vão participar do CNP tendo direito a voz, mas sem direito a voto: Amanda Rodrigues Pego Fernandes; e Igor Moreira Santa.

O CNP possui três eixos orientadores:
1º:  Organização democrática e representativa do Sistema Conselhos
2º: O diálogo da Psicologia com a sociedade brasileira e suas relações com a democracia e direitos humanos
3º: Do Exercício Profissional

A escolha dos eixos foi baseada no diálogo com a sociedade, com o Estado e com a categoria profissional, em que a Psicologia brasileira enquanto ciência e profissão tem demarcado através de um projeto ético político com o compromisso social, uma posição em defesa dos direitos sociais, dos direitos humanos, das políticas públicas, da pluralidade e de construção de subjetividades.

Interatividade
Apenas as(os) psicólogas(os) delegadas(os) que foram eleitas(os) nos respectivos Coreps poderão participar do CNP, mas toda a categoria poderá acompanhar ao vivo as atividades do Congresso por meio do site, Facebook e Youtube do CFP. Para interagir nas redes sociais sobre o 10º CNP, poste usando a hastag #10CNP. Já no Instagram, ao postar suas fotos e stories, lembre-se de marcar @ConselhoFederaldePsicologia.

10º Congresso Nacional de Psicologia (CNP)
Horário: 17h (abertura)
Data: 30 de maio a 2 de junho
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Confira as transmissões ao vivo do CNP

Abertura

01/06 – Manhã

01/06 – Tarde

01/06 – Noite

02/06 – Manhã

02/06 – Tarde

*Com informações do CFP. 

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *