Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

VIII CNP: expectativa é grande para o Congresso Nacional

Postado no dia 16 de abril de 2013, às 15:17

Representantes capixabas alertam sobre a baixa mobilização da categoria

É grande a expectativa das/os representantes da Psicologia capixaba que irão ao VIII Congresso Nacional da Psicologia (CNP), que será realizado em Brasília, entre 30 de maio e 02 de junho de 2013.

As/os nove delegadas(os), que representarão as psicólogas e psicólogos do Espírito Santo no VIII CNP, foram eleitas/os no III Congresso Regional da Psicologia (COREP) do CRP-16, que aconteceu nos dias 12 e 13 de abril, no Hotel Praia Sol, em Nova Almeida, Serra.As/os profissionais levarão 29 propostas aprovadas pelo III COREP-ES ao CNP. O movimento estudantil também será representado pelo estudante de Psicologia da Ufes José Anézio Fernandes.Para a Comissão Organizadora Regional (Comorg) do III COREP-ES, o Estado será bem representado e encaminhará propostas que vão contribuir com o crescimento da profissão.

“As/os delegadas/os eleitas/os são profissionais engajadas/os nos mais variados campos de atuação da Psicologia e com forte atuação nas políticas públicas, que com certeza vão colaborar com o crescimento da nossa profissão. As propostas aprovadas que serão levadas ao CNP estão bem produzidas e variadas”, afirmou a presidente da Comorg do III COREP-ES, Andréa Nascimento.

O psicólogo Cleilson Teobaldo dos Reis, delegado eleito com maior número de votos, destacou que o III COREP aumentou ainda mais a expectativa para o VIII CNP.

“Tivemos propostas muito boas na direção de dar mais consistência ao trabalho do psicólogo e de afirmar o compromisso dos psicólogos com as políticas públicas, e de aumentar as nossas possibilidades com o cuidado que a profissão precisa ter”, frisou.

Eleita delegada, a psicóloga e presidente do Sindicato das/os Psicólogas/os do Espírito Santo (Sindpsi-ES), Gliciane Chagas Brumatti, ressaltou que “as propostas estão cada vez mais ligadas às políticas sociais”. Ela lembrou ainda o fortalecimento da relação entre o Conselho Federal de Psicologia e a Federação Nacional de Psicólogos (Fenapsi).

“Essa relação entre o Sistema Conselhos e a Federação e os sindicatos se fortalece, pois temos as lutas que enfrentamos juntos, contra os baixos salários, em favor da carga horária de 30 horas”, pontuou.

Outra delegada eleita ao CNP foi a psicóloga Euzilene Rodrigues, que considerou o III COREP-ES como “uma experiência ótima, onde debatemos questões da nossa profissão e do contexto em que estamos inseridos”.

Estudantes
O estudante de Psicologia da Ufes José Anézio Fernandes foi escolhido, entre as/os próprias/os estudantes no III COREP-ES, como o representante do movimento estudantil e das instituições de ensino do Estado no VIII CNP.

Ele destacou como foi a participação estudantil no III COREP-ES.

“Os estudantes atuaram nos três eixos, nos GTs (grupos de trabalho), onde tínhamos direito a voz. Acompanhamos os debates da plenária final. Foi bacana conviver com esse meio democrático da profissão”, disse.

Mais mobilização
Em que pese a boa expectativa para o VIII CNP e as propostas bem elaboradas, é preciso, novamente, trazer à tona a mobilização da categoria em torno do III COREP/VIII CNP.

Cabe lembrar que mobilização do CRP-16 não faltou. Afinal, foram 10 pré-congressos realizados, em todas as regiões do Estado, Norte, Sul e Grande Vitória, sempre com divulgação, via meios de comunicação do Conselho, porém a participação foi aquém.

“Foi baixa a participação. Isso é ruim porque a categoria tem mais de 3 mil psicólogos e não ter nem 50 psicólogos no COREP é uma participação pequena. O esforço não pode ser só dos conselheiros, mas da categoria também. Mesmo com a baixa participação, produzimos boas propostas, imagina com uma maior participação?”, questionou o psicólogo e delegado ao VIII CNP Cleilson Teobaldo dos Reis.

A presidente do Sindpsi-ES, Gliciane Chagas Brumatti, analisou a contextualização da breve história da profissão, destacando que o individual não pode ser maior que o coletivo.

“Se fizemos uma análise histórica, nesses 50 anos avançamos muito. Não podemos cometer o erro de desmerecer o que já lutamos. Temos que valorizar quem já lutou e deixou a direção para seguirmos. Quanto trago só para mim, enfraqueço a luta do coletivo”, argumentou.

Na rede. A página do grupo Psicólogos Capixabas, no Facebook, também foi espaço de análise crítica em relação à participação da categoria no III COREP-ES.

Observador no Congresso Regional, o psicólogo Douglas Jacob fez elogios ao COREP-ES, mas cobrou mais comparecimento dos colegas.

“Espero que no próximo (COREP) mais psicólogos/as se apresentem para a luta. Isso é um analisador do momento atual, em que a participação cidadã em todos os espaços está cada vez mais esvaziada”, revelou.

Veja mais informações sobre o III COREP/VIII CNP.

*Com informações da página do grupo Psicólogos Capixabas, no Facebook.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...