Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

VIII CNP e III COREP: pré-congressos serão realizados até o dia 16 de março de 2013

Postado no dia 5 de novembro de 2012, às 15:38

O primeiro será em Aracruz, no Norte do ES, em 24 de novembro de 2012. Veja as demais datas e participe do encontro na sua região

O Conselho Regional de Psicologia da 16ª região está aquecendo os tambores para os eventos que culminam no III Congresso Regional da Psicologia (COREP) e no VIII Congresso Nacional da Psicologia (CNP), cujo tema será “Psicologia, Ética e Cidadania: Práticas Profissionais a Serviço da Garantia de Direitos”.

Essa temática foi dividida em três eixos: 1 – Democratização do Sistema Conselhos e ampliação das formas de interação com a categoria; 2 – Contribuições éticas, políticas e técnicas nos processos de trabalho; e 3 – Ampliação da participação da Psicologia e da sociedade nas Políticas Públicas.

Momento importante de discussão, no III COREP, as delegadas e os delegados (eleitas/os nos pré-congressos) aprovam, ou rejeitam coletivamente, as propostas que irão para o VIII CNP, que será realizado entre 30 de maio e 02 de junho de 2013, em Brasília. deve ocorrer em abril de 2013. Já o COREP está previsto para os dias 12, 13 e 14 de abril, em local ainda a ser definido.

Para aumentar o viés democrático do CNP, o COREP é precedido pelos pré-congressos. E o primeiro no Estado será em Aracruz, Norte do Espírito Santo, no dia 24 de novembro de 2012, em horário e local ainda a serem definidos.

Os pré-congressos são instâncias que apreciam e aprovam as propostas para o COREP. São obrigatórios e serão realizados nas regiões Norte, Sul e Metropolitana do Espírito Santo.

Nesta instância são eleitos os delegados e as delegadas para o III COREP, bem como as/os estudantes representantes de cada instituição de ensino.

Confira as datas dos pré-congressos e se agende para participar deste momento de decisão e de democracia do Sistema Conselhos de Psicologia:

PRÉ-CONGRESSO Região geográfica DATA CIDADE
Região Norte 24.11.2012 Aracruz
01.12.2012 Colatina
08.12.2012 São Mateus
Região Sul 15.12.2012 Cachoeiro do Itapemirim
02.02.2013 Guarapari

Região Metropolitana

23.02.2013 Cariacica
23.02.2013 Serra
09.03.2013 Vila Velha
02.02.2013 Vitória
16.03.2013 Vitória

CNP
O CNP é um evento que ocorre a cada três anos e representa a instância máxima de deliberação do Sistema Conselhos de Psicologia. Consiste em um espaço de discussão sobre os caminhos que a profissão deve seguir e as ações dos Conselhos de Psicologia para essa construção, constituindo-se, portanto, em um amplo processo democrático, onde são definidas as diretrizes e ações políticas que devem ser priorizadas para o próximo triênio – 2013-2016.

O tema do VIII CNP é: “Psicologia, Ética e Cidadania: Práticas Profissionais a Serviço da Garantia de Direitos”, que foi dividido em três eixos:

1 – Democratização do Sistema Conselhos e Ampliação das formas de interação com a categoria;
2 – Contribuições éticas, políticas e técnicas nos processos de trabalho;
3 – Ampliação da Participação da Psicologia e sociedade nas Políticas Públicas.


ENTENDENDO AS ETAPAS DO CNP

Eventos preparatórios:
 são realizados em diversas localidades e têm a tarefa de suscitar debates e levantar questões. Não são obrigatórios.

Pré-congressos: são instâncias que apreciam e aprovam as propostas do Regional. São obrigatórios. No ES serão realizados pré-congressos nas regiões Norte, Sul e Metropolitana do estado do Espírito Santo. Nesta instância são eleitos os delegados e as delegadas para o III Congresso Regional da Psicologia.

Congresso Regional (COREP): É realizado em cada Conselho Regional. O CRP-ES vai realizar o seu III COREP que será composto por delegados eleitos nos pré-congressos referidos acima. No COREP são apreciadas todas as propostas produzidas em todo o país e eleito(a)s os delegados e delgadas para compor o VIII Congresso Nacional.

Congresso Nacional: é a etapa final do processo de discussão e decisão sobre as orientações para a atuação dos Conselhos de Psicologia. Participam os delegados e delgadas nacionais eleitos nos COREPs. O Congresso Nacional é realizado em Brasília – DF, normalmente nos meses de maio ou junho.

Estudantes

Estudantes de Psicologia também podem participar dos pré-congressos do III COREP. Basta se inscrever no evento mais próximo de sua faculdade e contribuir com as discussões.

Além disso, os estudantes poderão sair como delegadas/os ao III COREP. De cada pré-congresso poderá ser eleita/o uma/um estudante, que representará a sua instituição de ensino.

As/os estudantes eleitas/os como delegadas/os terão direito à voz no COREP. E a escolha da/o representante estudantil deve ser feita entre as/os próprios estudantes.

Entenda a participação estudantil. Quem estuda na Ufes só poderá participar dos pré-congressos de Vitória.

Da mesma forma que quem estuda na Faculdade de Nova Venécia deverá participar do encontro em São Mateus. Quem estuda em Alegre, deverá participar do pré-congresso em Cachoeiro.

Se um estudante de Vila Velha participar do COREP de Guarapari, ele não poderá ser escolhido como delegado.

Fique atento no site do Conselho e participe dos pré-congressos de sua região. Em breve traremos mais notícias!

Contamos com a sua presença!

III Plenário CRP-16.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...