Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

VIII CNP começa nesta quinta, 30 de maio, com 235 delegadas(os) e 597 propostas de todo o Brasil

Postado no dia 28 de maio de 2013, às 16:37

Psicologia capixaba leva nove delegadas(os) e 29 proposições ao Congresso Nacional, que ocorre até o domingo, 02 de junho, em Brasília

III Corep definiu psicólogas e psicólogos e representante do movimento estudantil que irão ao VIII CNP

III Corep definiu psicólogas e psicólogos e representante
do movimento estudantil que irão ao VIII CNP

Os 23 Congressos Regionais da Psicologia (Coreps) realizados durante o mês de abril pelos 23 Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) elegeram 235 delegadas (os) e 19 estudantes para a etapa nacional, entre as (os) 1498 delegadas (os) eleitas (os) nos 202 pré-congressos, que mobilizaram mais de cinco mil profissionais.

Esta construção democrática da Psicologia de todo o Brasil terá seu momento decisivo a partir desta quinta-feira, 30 de maio, quando começa o VIII Congresso Nacional da Psicologia, que seguirá até o dia 02 de junho de 2013, em Brasília.

O III Congresso Regional da Psicologia (Corep) do CRP-16 elegeu nove delegadas ao CNP, e um representante dos estudantes, que foi definido entre os próprios representantes estudantis que participaram do encontro, realizado nos dias 12 e 13 de abril, no município de Serra. Veja os detalhes aqui.

64225_478128175557535_1596315678_n

Clique na imagem e veja mais informações sobre o VIII CNP

Propostas
Ao todo, serão debatidas 597 propostas na etapa nacional, sendo 29 delas aprovadas pelo III Corep.

Elas tratam dos mais diversos temas que demandam a atuação da Psicologia enquanto ciência e profissão.

Para o eixo 1 – Democratização do Sistema Conselhos e Ampliação das formas de interação com a categoria, que traz propostas que se referem à reformulação ou contribuição de formas democráticas de estrutura e funcionamento do Sistema Conselhos de Psicologia, foram construídas 180 propostas.

As 212 propostas para o eixo 2 – Contribuições éticas, políticas e técnicas nos processos de trabalho, vão propor a qualificação e a criação de referências para o exercício profissional, convidando a categoria a fazer avançar discussões sobre os processos de trabalho desenvolvidos em diversos campos de atuação com diferentes populações.

O eixo 3 – Ampliação da Participação da Psicologia e sociedade nas Políticas Públicas, conta com 205 propostas que ressaltam a necessidade de ampliação do projeto coletivo para a profissão, garantindo uma inserção qualificada da Psicologia nas políticas públicas.

Moção de repúdio ao PDC 234
O CRP-16 levará ao CNP as moções de repúdio contra o Projeto de Decreto do Legislativo 234/2011 (“cura gay”).

O Conselho colheu assinaturas em duas moções, uma voltada para psicólogas, psicólogos e outra para profissionais em geral e estudantes.

Além de colher mais assinaturas dos participantes e das entidades que estão no Congresso Nacional, as assinaturas das moções do CRP-16 se juntarão ao abaixo-assinado do Conselho Federal de Psicologia em apoio à Resolução CFP 01/1999.

Vale lembrar que o PDC 234 visa alterar artigos da normativa do CFP, ue estabelece normas de atuação para as/os psicólogas/os em relação à questão da orientação sexual.

*Com informações da página do CNP. 

 

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...