Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

CRP-16 participa de audiência pública da CPMI da Violência Contra a Mulher

Postado no dia 2 de janeiro de 2012, às 17:12

Será nesta sexta, 11 de maio, às 14h, na Ales, em Vitória. CRP-16 fara depoimento no evento: confira a íntegra

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Violência Contra a Mulher no Brasil realiza uma audiência pública no Espírito Santo, às 14h, na sexta-feira, 11 de maio, na Assembleia Legislativa do ES (Ales), em Vitória.

O CRP-16, historicamente engajado em políticas de combate à violência contra a mulher, e com assento no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Espírito Santo (Cedimes), vai marcar presença na audiência.

A psicóloga Carla Carion representará a presidente do CRP-16 Andréa Nascimento e fará depoimento em nome do orgão de classe da Psicologia capixaba. Leia aqui a íntegra.

A participação do CRP-16 no evento atende também à orientação do Conselho Federal de Psicologia (CFP), de que todos os Regionais participem das audiências nos estados em que elas ocorrerem.

De acordo com a conselheira e representante do CRP-16 no Cedimes Jamily Fehlberg, o Conselho dos Direitos da Mulher produzirá um documento para ser enviado à audiência.

Isso foi decidido, a partir do convite pessoal da senadora Ana Rita, que integra a CPMI. No dia 23 de abril, ela esteve pessoalmente em reunião extraordinária do Cedimes. A fala da Senadora foi no sentido de explicar sobre a CPMI e sensibilizar as conselheiras sobre a necessidade de participação no dia 11 de maio.

Segundo a conselheira Jamily, é necessário que a Psicologia do Espírito Santo também se manifeste sobre a questão, durante a audiência pública.

“Vamos encaminhar um ofício para audiência, relatando as dificuldades da atuação da Psicologia na rede de violência contra a mulher”, explicou a psicóloga.

Ela também chamou atenção para a importância da participação da categoria na audiência.

“A Psicologia possui um importante papel no trabalho tanto de conscientização e empoderamento da mulher para prevenir a violência, quanto de reestruturação destas quando vítimas. Por isso é importante que os psicólogos e as psicólogas participem desse momento tão importante para o Estado”, frisou a conselheira Jamily.

Mapa da Violência
O Mapa da Violência 2012 – Os Novos Padrões da Violência Homicida no Brasil – do Instituto Sangari traz dados drásticos sobre a taxa de homicídios no Brasil, que alcançou a marca de mais de 1 milhão de mortos, em 30 anos – entre 1980 e 2010.

Ao se falar sobre o índice de violência contra a mulher, nas “estatísticas recentes morrem acima de 4 mil mulheres anualmente vítimas de homicídio. Nos 30 anos considerados, morreram 91.886 mulheres por essa causa”, em todo o País, segundo o mapa.

E o Espírito Santo, em 2010, liderou o ranking de taxas de homicídios femininos, entre todos os estados brasileiros, com 9,4 mulheres mortas a cada 100 mil.

Números que reforçam a importância dos trabalhos da CPMI e das políticas contra a violência contra a mulher.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...