Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Seminário Emergências e Desastres reúne cerca de 300 interessados no tema

Postado no dia 2 de março de 2011, às 18:11

Veja aqui mais imagens do evento realizado pelo CRP-16, no dia 25 de fevereiro, em Vitória

Ótima participação: cerca de 300 profissionais e estudantes compareceram ao encontro

Ótima participação: cerca de 300 profissionais e estudantes
compareceram ao encontro

O auditório da Faculdade de Direito de Vitória (FDV) ficou lotado durante o I Seminário Estadual de Emergências e Desastres: experiências latino-americanas de enfrentamento à questão, realizado no dia 25 de fevereiro, em Vitória.

Aproximadamente 300 psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, bombeiros, policiais, gestores e estudantes acompanharam as palestras de profissionais do Brasil, do Peru e do Chile. Além dos relatos emocionantes e importantes de pessoas que viveram e ainda convivem com os problemas gerados por catástrofes.

O evento foi promovido pelo Conselho Regional de Psicologia da 16ª Região/ES (CRP-16) em parceria com o Conselho Federal de Psicologia (CFP) e com a Defesa Civil do Espírito Santo. E faz parte do plano de ação para o campo da Psicologia das emergências e desastres, formulado pelos Conselhos de Psicologia após as diversas situações de emergência ocorridas no início do ano de 2011. O seminário contou ainda com o apoio da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos (SEADH).

Ao final do encontro ficou demonstrado que mortes, destruição e prejuízos causados por desastres naturais são bem menos “naturais” do que se pode imaginar. A carência de uma cultura preventiva, a vulnerabilidade social e a omissão do poder público têm a sua grande parcela de culpa.

Confira aqui  a galeria de imagens!

Abertura

Andréa ressalta o que motivou o seminário. Completam a mesa, o secretário

da SEADH, a vice-presidente do CFP e o coordenador da Defesa Civil do ES

A presidente CRP-16, Andréa Nascimento, fez um breve histórico para explicar a motivação do Conselho em promover o seminário. “Em dezembro de 2010 alguns municípios capixabas foram muito afetados pelas chuvas. E os psicólogos começaram a ligar para o CRP-16. Vimos que eles começaram a ser demandados pela Defesa Civil, por igrejas e pelas famílias dos locais afetados”, contou Andréa.

Ela apresentou uma das ações iniciais do III Plenário. “No primeiro momento, o Conselho recebeu donativos para as vítimas das chuvas. E para nossa surpresa não foram apenas psicólogos que entregaram as doações. O que mostra o alcance das ações da Psicologia, que ainda podem motivar e transformar”, argumentou a presidente.

Andréa, então, destacou a necessidade de uma qualificação, um espaço de discussão para que a Psicologia capixaba pudesse ir além das doações. “Estamos acolhendo, ajudando, mas o que devemos fazer e como fazer, se a nossa formação não dá base para isso (?)”, questionou.

A partir desse momento, o CRP-16 iniciou a preparação do seminário e das oficinas (realizadas no dia 26 em Linhares, 27 em Cachoeiro de Itapemirim, 28 na Serra e 1º de março em Vitória) para serem espaços de desenvolvimento da capacitação necessária.

Pioneirismo, integração e formação
O coordenador da Defesa Civil do Espírito Santo, tenente coronel Edmilton Ribeiro Aguiar Júnior, ressaltou o pioneirismo do CRP-16 em promover a atividade. “É a primeira vez que ocorre um seminário sobre este tema ligado à Psicologia aqui no Estado. E é essencial a participação de psicólogos e de pessoas preparadas para atuarem nas emergências e desastres”, afirmou o coordenador.

Também presente na mesa de abertura, a vice-presidente do CFP, Clara Goldman, disse que o seminário vem para recolocar o psicólogo “no cenário em que ele não está presente, com a devida formação”.

Para ela, o evento ajuda a repensar “a naturalidade dos desastres” e destaca a importância de uma integração para mudar o quadro de vulnerabilidade social de grande parte das vítimas dos desastres. “O seminário traz os desafios de articular assistência humanitária, o compromisso social da profissão, com o novo eixo das políticas públicas e o desafio de redefinir e congregar atores sociais envolvidos nas situações de emergências e desastres”, analisou Clara.

O secretário da SEADH, Rodrigo Coelho, encerrou as falas iniciais do seminário, destacando a importância do evento. “O Conselho de Psicologia do Espírito Santo não só colabora na formação de seus profissionais, mas também de toda sociedade”, disse Coelho.

O secretário afirmou que o governo deve equipar todas as defesas civis do Estado e lamentou a falta de uma política de prevenção: “A cultura preventiva não está presente na nossa sociedade”.

Cobertura da imprensa

Presidente do Conselho concede entrevista

O seminário contou ainda com cobertura da imprensa capixaba. A TV Vitória, afiliada da Record no Estado, e o jornal A Gazeta enviaram repórteres à FDV. Eles ouviram os palestrantes do evento e representantes do CRP-16 sobre a importância do evento e das discussões promovidas pelos palestrantes.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...