Revitalização da Sede do CRP-16: Participe da inauguração em 23 de agosto
Fruto de um trabalho iniciado há duas gestões, o espaço está ampliado, modernizado e acessível!
O Dia da Psicóloga e do Psicólogo (27 de agosto) de 2025 será especial! Neste ano, o Mês da Psicologia marca a maior renovação de um local de grande importância para toda a categoria profissional: a sede do Conselho Regional de Psicologia do Espírito Santo (CRP-16).
Convidamos você a participar da inauguração da sede revitalizada do CRP-16, que ocorrerá no dia 22 de agosto de 2025 (sexta-feira), a partir das 18h. A solenidade será realizada no auditório do Edifício Eldorado Center, com um buffet na área externa.
Após a cerimônia, os presentes serão convidados a subir ao 8º andar do Edifício Eldorado Center para conhecer a ‘nova casa’ da Psicologia no Espírito Santo: um espaço totalmente revitalizado, maior, mais moderno e com acessibilidade arquitetônica.
Para quem não puder comparecer, a solenidade no auditório será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube do CRP-16, com tradução em Libras.
Acessibilidade é destaque da revitalização
Com a revitalização, a sede agora oferece a acessibilidade adequada à legislação. Uma pessoa com deficiência em cadeira de rodas poderá visitar todos os espaços físicos da autarquia, o que antes não ocorria.
“A sede do CRP-16 tinha uma acessibilidade arquitetônica limitada. O acesso de uma pessoa com deficiência em uso de cadeira de rodas ficava restrito à recepção. Hoje, podemos oferecer acessibilidade em conformidade com a Lei Brasileira de Inclusão (LBI)”, destaca Edireusa Fernandes Silva, conselheira e coordenadora da Comissão de Psicologia e Pessoas com Deficiência do CRP-16.
A sede, que antes contava com acessibilidade comunicacional e programática, agora terá também a arquitetônica
Modernização e ampliação
Thiago Pereira Machado, presidente do CRP-16, ressalta que a sede modernizada também poderá receber um trabalhador com deficiência, já que há um concurso em aberto convocado pela atual gestão.
“A revitalização é um grande avanço para receber a categoria, mas também para quem vive o cotidiano na sede, para quem trabalha no Conselho. Temos agora salas maiores, ambientes mais conectados, com maior facilidade de circulação, e um setor para biometria, para receber psicólogas, psicólogos e a sociedade. Com certeza será um lugar melhor para trabalhar e que poderá receber um profissional com deficiência, caso seja aprovado no concurso”, salienta.
Três plenários envolvidos
O presidente do CRP-16, Thiago Pereira Machado, destaca que a entrega da nova sede é um legado do VII Plenário, mas com o apoio de gestões anteriores.
“Estamos cumprindo nosso planejamento de gestão, que previa a entrega da sede totalmente revitalizada. Chegamos a cogitar a compra de um novo ponto ou uma casa, mas optamos pela revitalização por ser a opção mais viável diante das nossas condições orçamentárias”, pontua.
Segundo Thiago, o sonho de uma ‘nova casa’ para o Conselho começou no V Plenário, que organizou as finanças do CRP-16, permitindo que o Plenário seguinte (o VI) constituísse um superávit para projetar a revitalização. “Nossa gestão fez os ajustes finais no projeto e executou a obra”, conclui o presidente.
Contratações para a revitalização
Por ser uma autarquia, o CRP-16 precisa abrir processos licitatórios para fazer contratações de serviços que necessita. Com a revitalização não foi diferente, as empresas que ajudaram a promover a renovação da sede foram contratadas dentro dos processos licitatórios previstos na legislação.