Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Participe da Pesquisa de Mapeamento: Psicologia, Maconha e Psicodélicos no Estado do Espírito Santo

Postado no dia 1 de agosto de 2025, às 13:45

Conheça as ações do GT Capixaba para fomentar a discussão estadual sobre a temática. Assista à live no YouTube do CRP-16

O Grupo de Trabalho (GT) Capixaba sobre Psicologia, Maconha e Psicodélicos do CRP-16 convida a categoria a dialogar sobre seus conhecimentos frente ao uso da maconha e dos psicodélicos em diferentes contextos no Brasil.

O mapeamento tem como objetivo contribuir com as ações de orientação à categoria relacionadas à pauta de maconha e psicodélicos, destacando aspectos éticos, técnicos e científicos em relação à temática, bem como as possibilidades e os principais desafios para o exercício profissional na área.

Os dados coletados serão acessados exclusivamente pela equipe de pesquisa vinculada ao Conselho Regional de Psicologia do Espírito Santo (CRP-16), responsável pela organização do mapeamento. Os dados serão analisados de forma agrupada e anônima, e nenhuma informação individual identificável será divulgada.

Para participar, acesso o formulário digital neste link. 

Saiba mais sobre o GT
O GT nasceu de uma articulação de psicólogas/os capixabas, que atuam em diferentes âmbitos, inclusive com pesquisas acadêmicas na Ufes e com a política de redução de danos. Esses profissionais procuraram o CRP-16, e o VII Plenário do Conselho deliberou pela criação do GT em âmbito institucional.

Vinculado ao CRP-16, o GT vai fomentar a discussão no Estado, estando alinhado a uma deliberação da Assembleia de Políticas da Administração e das Finanças (APAF) do Sistema Conselhos de Psicologia.

A Apaf criou um GT (do Conselho Federal de Psicologia) homônimo ao grupo de trabalho no ES para promover um congresso e subsidiar o debate nos Conselhos Regionais.

Os trabalhos devem acontecer na perspectiva da criação de políticas públicas sempre observando a ética, o cuidado integral e interdisciplinar, visando levar a temática para além do contexto biomédico.

Clique aqui e leia a matéria completa sobre o GT.

Abaixo, assista à live do GT realizada no dia 28 de junho que está disponível no YouTube do CRP-16.


Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

...