História e emoção marcam a posse do III Plenário do CRP-16
Cerimônia teve participação do presidente do CFP. Psicólogos lembraram a criação do Conselho e a mobilização em torno da Psicologia com mais compromisso social
A cerimônia de posse do III Plenário do Conselho Regional de Psicologia da 16ª Região/ES (CRP-16) foi realizada na sexta-feira, 22 de outubro de 2010, na Assembléia Legislativa, em Vitória.
O evento teve homenagens, lembranças da criação do Conselho no Estado, e um discurso emocionado da presidente empossada, Andréa dos Santos Nascimento.
Após receber o cargo da presidente do II Plenário, Hildicéia dos Santos Affonso, Andrea, que é ex-conselheira do Conselho Federal de Psicologia (CFP), se emocionou. Ela destacou a importância da militância pela profissão e o momento em que aceitou encabeçar a chapa “Cuidando da Psicologia: muitos fazeres, novos saberes”.
“Sacrifiquei muitos finais de semana com minha família, para ir à Brasília (como conselheira do CFP) para lutar pela saúde mental, mobilidade urbana e tantos outros temas que a Psicologia cuida. É difícil ser uma psicóloga militante, mas vale a pena. E quando surgiu o convite para presidir o III Plenário não pude recusar”, disse Andréa, mostrando que o trabalho da nova gestão não vai se restringir apenas aos psicólogos.
“Podemos contribuir. E não é só para a Psicologia. É para a toda sociedade. O trabalho do psicólogo vai além. É pra todo brasileiro e toda brasileira. E nós vamos dar continuidade ao projeto de uma Psicologia com compromisso social”, garantiu.
Abertura
O presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Humberto Verona, marcou presença na posse do III Plenário.
Coube a ele abrir a solenidade de posse. Verona destacou a importância de participar de um momento histórico para a Psicologia capixaba. “É uma honra estar aqui presidindo a solenidade de posse do CRP da 16ª Região. Trago o abraço fraterno de todos os conselheiros eleitos para o próximo Plenário do CFP”, ressaltou.
Início
Verona também falou um pouco da criação do CRP-16. “Eu participava do Plenário do CRP-04 (de Minas Gerais, do qual o CRP-16 era uma seccional) e vi o grupo de capixabas que iniciou e deu origem ao CRP-16 e que agora chega ao III Plenário”, contou o presidente do CFP, fazendo suas reverências.
“Trago aqui minha declaração de afeto e respeito aos psicólogos do Espírito Santo que estão construindo a Psicologia do compromisso social no Estado”, disse Verona.
A presidente do II Plenário do CRP-16, Hildicéia dos Santos Affonso, que passou o cargo na solenidade, também lembrou o início da composição do Conselho no Espírito Santo. Ressaltou que o começo foi como seccional do CRP mineiro e falou sobre o trabalho realizado durante a sua gestão.
“Há 12 anos começamos como seção (do CRP-04, de Minas Gerais), e hoje estamos no III Plenário!”, comemorou Hildicéia.
Segundo ela, o I Plenário foi a formulação e II Plenário, do qual foi presidente, conseguiu colocar o Conselho na rua. “Tornamos o CRP-16 conhecido”, avaliou.
Ela também destacou a realização do concurso público do CRP-16, as ações do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop) e das comissões do Conselho. “A gente acredita que faz a diferença. A gente sente que o nosso trabalho tem um peso significativo”, ponderou Hildicéia. Ela também agradeceu a todos os conselheiros da gestão do II Plenário pelo trabalho.
Hildicéia afirmou também acreditar que o III Plenário dará continuidade ao trabalho realizado pela sua gestão, que priorizou a prática e o exercício legal do psicólogo.
Posse e homenagens
Após receber o cargo de presidente do CRP-16, Andréa empossou os demais conselheiros do III Plenário.
Em seguida, os conselheiros que atuaram na gestão do II Plenário foram homenageados pelas suas contribuições junto ao CRP-16.
Todos os que estavam presentes receberam uma placa das mãos da nova presidente.
Palestra
Outro ponto alto da solenidade de posse foi a palestra sobre Mídia e Subjetividade, apresentada pela conselheira do CFP, Roseli Goffman.
Ela destacou a criação e os diversos tipos de subjetividades. E também os sérios problemas que a publicidade infantil pode causar.
Veja em breve mais detalhes sobre a apresentação de Roseli.
Após a palestra, foi servido um coquetel aos presentes.
Psicologia na mídia
A presença do presidente do CFP na solenidade de posse do CRP-16 chamou a atenção da imprensa capixaba.
A TV Vitória compareceu ao evento para poder ouvir Humberto Verona sobre a polêmica do exame criminológico. Em junho deste ano, baseado nos artigos 6º e 112º da Lei n° 10.792/2003, o CFP publicou a Resolução Nº 009/2010. Ela proíbe o psicólogo que atua nos estabelecimentos prisionais de realizar o exame criminológico.
Diante da resolução, psicólogos do sistema prisional deixaram de realizar o exame. No Espírito Santo, os profissionais que atuam no sistema carcerário também aderiram à resolução. A partir daí os profissionais começaram a sofrer grande pressão do judiciário para voltar a realizar o exame.
Em São Paulo, houve até ameaças de penalização criminal aos psicólogos que se negassem a realizar a perícia. No início de setembro, o CFP suspendeu os efeitos da Resolução 009/2010 por 6 meses para que seja trabalhado um novo texto resolutivo, fortalecido em seus aspectos jurídicos e técnicos.
Confira aqui mais fotos da posse.