Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

GT Psicologia, Laicidade e Diversidade Religiosa promove debate sobre papéis sociais de gênero e cristãos

Postado no dia 7 de maio de 2021, às 14:10

Evento online tem exposição da mestra em Psicologia Ana Carolina Moreira, mediado pelo psicólogo Diemerson Saquetto (ambos no alto à esq.)

Em abril, o tema “Papéis sociais de gênero e cristãos: significações, avanços e resistências” foi o escolhido para o debate promovido pelo Grupo de Trabalho Psicologia, Laicidade e Diversidade Religiosa, vinculado à Comissão de Direitos Humanos do CRP-16.

A convidada para o encontro, realizado no dia 28 pelo Google Meet, foi a mestra em Psicologia pela Ufes, Ana Carolina Caetano Tavares Moreira. Sua fala fez recorte da religiosidade e sua associação com gênero, trazendo à tona o próprio machismo presente na sociedade, gerador de sofrimentos para as mulheres.

Ela contou que um pastor forçou uma mulher que estava acamada a fazer sexo com o marido dela para satisfação pessoal dele. No debate, apontou que a mulher pode entender que ela precisa satisfazer o marido para não ir de encontro ao pastor, normalizando a situação como se fosse esta violação sexual é ‘correta’ em função da religião que ela (a mulher violentada) segue.

De família evangélica, Ana assinalou que psicólogas e psicólogos não devem atuar seguindo suas crenças pessoais. Mas sim respeitando todas as religiões e os preceitos éticos da profissão.

O debate foi medidado pelo psicólogo colaborador do GT, Diemerson Saquetto (CRP16/2671), doutor em Psicologia (Ufes) e diretor do Ifes – campus Vila Velha.

 

Pode ser uma imagem de 2 pessoas e texto que diz "CRP-16 faz 28/04 Reunião aberta do GT Psicologia, 19H Laicidadee Diversidade Religiosa GOOGLE PAPÉIS SOCIAIS DE GÊNERO E CRISTÃOS: SIGNIFICAÇÕES, AVANÇOS E RESISTÊNCIAS PALESTRANTE Ana Carolina Caetano Tavares Moreira Mestre em Psicologia Ufes MEDIAÇÃO Diemerson Saquetto Psicólogo (CRP-16 2671) INSCREVA-SE eventos@crp16.org.br Conselho Regionalde Psicologia REGIÃO- ES"

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

...