Evento do CRP-16 em homenagem ao Dia da Psicóloga e do Psicólogo: presidente do CRP-16 destaca crescimento da profissão durante abertura
Encontro foi realizado na Faculdade Multivix, em Vitória, no sábado, 30
O CRP-16 realizou no sábado, 30 de agosto, no auditório da Faculdade Multivix, em Vitória, o evento em homenagem ao Dia da Psicóloga e do Psicólogo, comemorado em 27 de agosto. O encontro teve início às 09h, reunindo profissionais e estudantes de Psicologia.
A presidente do Conselho, Hildiceia dos Santos Affonso, abriu os trabalhos do evento, destacando o crescimento da Psicologia no Brasil e no Estado, neste ano em que a regulamentação da profissão completou 52 anos, no dia 27 de agosto.
Veja também: mesa redonda “Interfaces na Psicologia: Diálogos entre Clínica, Clínica Ampliada e Políticas Públicas”; o vídeo em homenagem à data; e imagens dos minicursos.
Ela citou o número de psicólogas e psicólogos no Brasil, que ultrapassa os 215 mil; revelando também que são 3,7 mil no CRP-16, e destacando o número de instituições formadoras no Espírito Santo, que são 13, atualmente. Ela pontuou que o Sistema Conselhos contribui com o crescimento e fortalecimento da profissão. Na sequência, falou sobre a programação escolhida.
“Decidimos fazer um evento com essa temática pensada para proporcionar um olhar mais amplo sobre a Clínica. Acreditamos que os minicursos vão proporcionar uma grande troca de experiências em cada abordagem que escolhemos. E na manhã vamos discutir a Clínica, Clínica Ampliada e as políticas públicas e as conexões existentes, psicoterapia, saúde, saúde mental, coletiva”, assinalou.
Após a fala da presidente do Conselho, a presidente do Sindpsi-ES, Gliciane Chagas Brumatti, falou sobre as principais demandas profissionais que chegam ao sindicato, piso salarial e 30 horas, destacando que não há um piso no País. E a luta da Federação e dos sindicatos em favor da jornada de 30 horas.
A coordenadora do curso de Psicologia da Multivix, Kirlla Cristhine, Almeida Dornelas, fez a fala final da mesa de abertura, ratificando a importância de se estudar e do compromisso profissional da psicóloga(o). “Pensei em fazer psicologia porque envolve estudo. Temos que lembrar o compromisso político do psicólogo de promoção do sujeito, da dignidade humana”, frisou.
Depois da mesa de abertura, as/os participantes conferiram a mesa redonda “Interfaces na Psicologia: Diálogos entre Clínica, Clínica Ampliada e Políticas Públicas”. Veja como foi.
Após o debate, foi exibido o vídeo de homenagem ao Dia da Psicóloga e do Psicólogo: “Por que eu escolhi ser psicóloga(o)”?, produzido pelo CRP-16 com depoimentos feitos por profissionais do Estado. Confira aqui o vídeo.
Na parte da tarde foram realizados nove minicursos sobre as diferentes abordagens da profissão: Abordagem Centrada na Pessoa, Clínica da Diferença, Clínica Junguiana, Gestalt-Terapia, Psicanálise, Psicologia Corporal, Terapia Comportamental, Terapia Familiar e Psicologia Positiva.