Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Evento do CRP-16 em homenagem ao Dia da Psicóloga e do Psicólogo: presidente do CRP-16 destaca crescimento da profissão durante abertura

Postado no dia 1 de setembro de 2014, às 12:59

Encontro foi realizado na Faculdade Multivix, em Vitória, no sábado, 30

segunda materia

Presidente do Conselho, Hildiceia, faz a fala de abertura do evento em homenagem ao Dia da Psicóloga e do Psicólogo

O CRP-16 realizou no sábado, 30 de agosto, no auditório da Faculdade Multivix, em Vitória, o evento em homenagem ao Dia da Psicóloga e do Psicólogo, comemorado em 27 de agosto. O encontro teve início às 09h, reunindo profissionais e estudantes de Psicologia.

A presidente do Conselho, Hildiceia dos Santos Affonso, abriu os trabalhos do evento, destacando o crescimento da Psicologia no Brasil e no Estado, neste ano em que a regulamentação da profissão completou 52 anos, no dia 27 de agosto.

Veja também: mesa redonda “Interfaces na Psicologia: Diálogos entre Clínica, Clínica Ampliada e Políticas Públicas”o vídeo em homenagem à data; e imagens dos minicursos.  

primeira materia

Profissionais e estudantes acompanham a abertura do evento

Ela citou o número de psicólogas e psicólogos no Brasil, que ultrapassa os 215 mil; revelando também que são 3,7 mil no CRP-16, e destacando o número de instituições formadoras no Espírito Santo, que são 13, atualmente. Ela pontuou que o Sistema Conselhos contribui com o crescimento e fortalecimento da profissão. Na sequência, falou sobre a programação escolhida.

“Decidimos fazer um evento com essa temática pensada para proporcionar um olhar mais amplo sobre a Clínica. Acreditamos que os minicursos vão proporcionar uma grande troca de experiências em cada abordagem que escolhemos. E na manhã vamos discutir a Clínica, Clínica Ampliada e as políticas públicas e as conexões existentes, psicoterapia, saúde, saúde mental, coletiva”, assinalou.

Após a fala da presidente do Conselho, a presidente do Sindpsi-ES, Gliciane Chagas Brumatti, falou sobre as principais demandas profissionais que chegam ao sindicato, piso salarial e 30 horas, destacando que não há um piso no País. E a luta da Federação e dos sindicatos em favor da jornada de 30 horas.

A coordenadora do curso de Psicologia da Multivix, Kirlla Cristhine, Almeida Dornelas, fez a fala final da mesa de abertura, ratificando a importância de se estudar e do compromisso profissional da psicóloga(o). “Pensei em fazer psicologia porque envolve estudo. Temos que lembrar o compromisso político do psicólogo de promoção do sujeito, da dignidade humana”, frisou.

Depois da mesa de abertura, as/os participantes conferiram a mesa redonda “Interfaces na Psicologia: Diálogos entre Clínica, Clínica Ampliada e Políticas Públicas”. Veja como foi. 

Após o debate, foi exibido o vídeo de homenagem ao Dia da Psicóloga e do Psicólogo: “Por que eu escolhi ser psicóloga(o)”?,  produzido pelo CRP-16 com depoimentos feitos por profissionais do Estado. Confira aqui o vídeo.

Na parte da tarde foram realizados nove minicursos sobre as diferentes abordagens da profissão: Abordagem Centrada na Pessoa, Clínica da Diferença, Clínica Junguiana, Gestalt-Terapia, Psicanálise, Psicologia Corporal, Terapia Comportamental, Terapia Familiar e Psicologia Positiva.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...