Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Eleições CRP-16: veja mais um material de divulgação da chapa 12 Participa – Em Defesa da Psicologia

Postado no dia 16 de agosto de 2019, às 19:27

A Comissão Regional Eleitoral do CRP-16 promove, nos meios de comunicação do Conselho, a terceira divulgação referente às eleições da autarquia. A votação começa no dia 23 e segue até 27 de agosto, Dia da Psicóloga e do Psicólogo. Confira, abaixo, as informações da chapa 12.

#Participa12MeRepresenta – Conectando psicólogos e psicólogas pelo desenvolvimento da profissão

PARTICIPA é um coletivo capixaba que integra movimento nacional em defesa da Psicologia Brasileira, uma frente ampla de entidades, docentes e profissionais de todo o país, somando forças e dialogando com os diversos campos de atuação. Compomos a CHAPA 12: PARTICIPA para eleições do triênio 2019/2022 da gestão do Conselho Regional de Psicologia da 16a Região/ES.

AMPLIAR PARTICIPAÇÃO DO CRP-16

REPRESENTA VOCÊ

Além do Conselho Regional de Psicologia (CRP-16) e Sindicato de Psicólogas(os) (Sind Psi), consideramos que a nossa participação precisa alcançar outros espaços decisórios e outros modos de organização da categoria, como as associações nacionais e a constituição de núcleos regionais dessas associações.

Compreendemos que a participação ampla e unificada, com compromisso social, é o caminho para compormos forças na construção de um projeto ético, técnico e político da Psicologia, que consolide nossa atuação, promova o reconhecimento, resulte em valorização da profissão na sociedade e se reflita na afirmação de nossas conquistas e na ampliação de novos espaços de atuação.

Esse caminho compreende a integração com psicólogas e psicólogos, assim como maior articulação com as instituições de ensino do interior e da Grande Vitória, tendo em vista aproximar a(o) estudante dos processos decisórios da categoria e facilitar também o vínculo das(os) recém- formadas(os) com o CRP-16 e sua inserção nas organizações coletivas profissionais.

Apresentaremos propostas para a expansão de campos de atuação no ES, bem como para a defesa de nossas conquistas históricas, na pluralidade de áreas e referenciais que se expandiram nas últimas décadas, acompanhando os avanços democráticos e dos direitos humanos. Na defesa da Psicologia e de uma sociedade democrática e promotora de direitos humanos, conosco, você PARTICIPA!

MAS…
COMO ALCANÇAR ESSES OBJETIVOS?

CONHEÇA NOSSAS PROPOSTAS
Reestruturar o setor de atendimento do CRP- 16 para melhor atender às demandas da categoria, promovendo a modernização dos procedimentos administrativos, possibilitando, por exemplo, a emissão de boletos e documentos via site do conselho.

Realizar o mapeamento da profissão no estado a fim de subsidiar a elaboração de estratégias mais adequadas de atuação do CRP-16; as orientações às Instituições de Ensino Superior (IES) do estado e as ações articuladas com o Sindpsi por melhores condições de trabalho, e de acesso ao trabalho, no ES.

Promover campanhas de orientação, tanto para a sociedade em geral quanto para a categoria, sobre aspectos éticos da atuação, práticas privativas de psicólogos(as), práticas integrativas, complementares e emergentes da Psicologia.

Ampliar e aprimorar o atendimento às demandas do interior do estado com a participação de psicólogos(as) colaboradores(as) de referência das Macrorregiões do estado em grupos de trabalho matriciados pelas comissões da sede.

Realizar estudo contábil e jurídico para ampliar as condições de isenção do pagamento de anuidade, conforme Resolução no 001 /2012, definindo critérios para contemplar recém- formados(as) e estabelecendo descontos proporcionais ao tempo de inscrição, a exemplo do praticado pela OAB.

Negociar com operadoras o pagamento da anuidade através de cartão de crédito, possibilitando ampliar as condições de parcelamento para a categoria, avaliando, também, a viabilidade de outros mecanismos de pagamento que possibilitem a redução de custos com contratos bancários; Implementar, por meio de Resolução, critérios éticos e técnicos para contrapartida de solicitantes de divulgação de serviços, na oferta de descontos à categoria referentes a planos de saúde, cursos de pós- graduação, cursos livres e outros benefícios.

Articular, junto ao Sindi Psi, a oferta de convênios para psicólogos(as) regularmente inscritos( as) no CRP- 16 , resguardando- se a legalidade e transparência na efetivação de parcerias com empresas privadas no âmbito da administração pública.

Promover periodicamente, em modalidade EAD ou presencial, atividades de orientação profissional sobre: inserção no mercado de trabalho, princípios básicos e gestão da prática clínica, registro e guarda de prontuários, divulgação de serviços, dentre outros); Elaboração de documentos, em conformidade com a recém-publicada Resolução CFP no 006 /2019 (que revisa a Resolução CFP no 007 /2003) e Avaliação psicológica, considerando as novas Resoluções CFP n° 009 /2018 e 004 /2019.

Acompanhar processos legislativos e projetos de inserção ou de impactos da Psicologia na educação básica, considerando a intersetorialidade da atenção ao desenvolvimento e à saúde integral de crianças e adolescentes, bem como o papel da psicologia na comunidade escolar, na saúde dos(as) trabalhadores(as) da educação e na construção de uma escola democrática.

Apoiar ações para implementação de serviços de acolhimento a pessoas em sofrimento psíquico por racismo e/ou LGBTIfobia, considerando a inserção da psicologia nas políticas de Diretos Humanos e interfaces com a saúde.

Propor a criação de Fórum Interconselhos Regionais das profissões da Saúde no estado, com o objetivo de mobilizar ações conjuntas e defender a inserção da Psicologia nas equipes mínimas da atenção básica em Saúde a partir de leis e proposição de programas e planos municipais e estadual.

Promover articulação com o Sind Psi, com Associações e Institutos das diversas áreas da Psicologia buscando: defender as atividades privativas do( a) psicólogo( a) conforme a lei e em condições de t rabalho que garantam a ética e a qualidade técnica profissional, afirmar a atuação intersetorial da Psicologia na Saúde, especialmente com as políticas da Assistência Social e Educação, definir fluxos com o Judiciário, promovendo o reconhecimento das competências e atribuições que cabem aos(às) profissionais de cada área.

REPRESENTA VOCÊ
#Participa12MeRepresenta

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...