Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Dia Mundial de Combate à LGBTfobia

Postado no dia 17 de maio de 2018, às 02:34

CRP-16 atua continuamente para inibir tentativas de realização de terapias sem nenhum respaldo científico de (re)orientação sexual, a chamada “cura gay”

Nessa quinta-feira, 17 de maio, é lembrado o Dia Mundial de Combate à LGBTfobia. A cada 19 horas uma pessoa morre em função da sua orientação sexual ou de sua transexualidade no Brasil, incluindo homicídios e suicídios motivados por LGBTfobia. De acordo com a ONG Grupo Gay da Bahia, em 2017 foram registradas 445 mortes no país: 194 gays, 191 trans, 43 lésbicas, cinco bissexuais e 12 heterossexuais, incluídos no relatório por terem participação no universo LGBT. Em 1990 a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou o Código 302.0 (homossexualismo) da CID (Classificação Internacional de Doenças), declarando oficialmente que “a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio”.
O Conselho Regional de Psicologia (CRP-16) reafirma seu posicionamento em defesa da resolução 001/1999, que estabelece normas para atuação de psicólogas(os) em relação à orientação sexual. Para isso, atua continuamente na garantia do cumprimento da norma e para inibir tentativas de realização de terapias sem nenhum respaldo científico de (re)orientação sexual, a chamada “cura gay”.
Há um Grupo de Trabalho (GT) no Conselho responsável pela pauta de gênero e sexualidade que articula ações com os serviços públicos que atendem o público LGBT no Estado. Além disso, O CRP-16 apoia coletivos organizados pela sociedade civil com atuação nessa área e integra o Conselho Estadual LGBT, entre outra ações. E reitera: NÃO HÁ CURA PARA O QUE NÃO É DOENÇA!

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...