Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

CRP-16 promove o Seminário “Atendimento Psicológico a Pessoas com Deficiência”, no dia 3 de outubro

Postado no dia 18 de setembro de 2023, às 19:34

Evento híbrido acontece na Assembleia Legislativa, em Vitória, dia 3 de outubro, a partir das 13h30, com transmissão online pelo YouTube do CRP-16

 

O CRP-16, por meio de sua Comissão de Psicologia e Pessoas com Deficiência, realiza o Seminário “Atendimento Psicológico a Pessoas com Deficiência”, no dia 3 de outubro (terça-feira), a partir das 13h30, no Auditório Augusto Ruschi, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), em Vitória.

O evento acontece em alusão ao Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência (21 de setembro).

Nele serão discutidos temas sobre atendimento a pessoas com deficiência na perspectiva de Direitos Humanos, o atendimento psicológico a pessoas surdas, questões éticas, a importância de discussão da temática nos diversos campos de atuação.

Inscrições. Quem tiver interesse em participar presencialmente do evento, deve se inscrever no formulário online disponível neste link.

Evento híbrido. O seminário integra as ações do CRP-16 de interiorização das atividades do Conselho e de aproximação com a categoria, uma vez que poderá ser assistido por qualquer pessoa com acesso à internet, em tempo real pelo canal do CRP-16 no YouTube.

O CRP-16 vai emitir certificado para quem participar presencialmente do seminário. Não haverá certificado para as participações remotas.

O seminário contará com intérprete de Libras no local e na transmissão do evento.

PROGRAMAÇÃO

13h30 – Credenciamento

14h – Mesa Atendimento a pessoas com deficiência na perspectiva de Direitos Humanos

José Antônio Souto Siqueira – “Nada sobre nós, sem nós”: nas entrelinhas do cotidiano e da história.
Psicólogo (CRP16/4079), professor e conselheiro do CRP16/ES. Graduado pela Faculdade São Camilo – ES. Pós-graduando em Psicologia do Trabalho pela UNIFAVENI, com percursos em Filosofia e Psicanálise e MBA Exec. RH. Coordenador adjunto do CDDH “Pedro Reis”; suplente no Conselho Estadual de Direitos Humanos e no Comitê de Educação em DH’s (2021 – 2023); Presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiências de Cachoeiro de Itapemirim – ES (2022 – 2024).

Dilcineia Souza Bragança – Políticas Públicas e Direitos de Pessoas com deficiência
Psicóloga (CRP16/4440), professora e assessora técnica do CREPOP do CRP16/ES. Graduada pelo Instituto de Ensino Superior e Formação Avançada de Vitória (IESFAVI), Mestra em Psicologia pela UFES, possui especialização em Avaliação Psicológica pelo IPOG e em Práticas Pedagógicas para Educação Profissional e Tecnológica pelo IFES. Também possui título de especialista em Psicologia Social pelo CFP e histórico de atuação nas Políticas Públicas de Assistência Social e Saúde Mental da Grande Vitória/ES.

Ana Tereza da Silva Marques – Psicologia e “Pessoas com Diversidades” – da sobrevivência à sobre vivências
Psicóloga (CRP 06/141032), Pessoa com Deficiência, surda profunda, bilíngue. Graduada em Turismo e em Psicologia. Pós graduada em Gestão de Pessoas pela USP ESALQ. Atua como psicóloga clínica, palestrante e especialista em Diversidade em uma multinacional. Atual conselheira do CRP SP (6ª Região), plenário 2022-2025. Consultora parceira da Tree Diversidade. É coautora do volume 2 do livro Diversidade e Inclusão e suas dimensões.

Edireusa Fernandes Silva – Mediação
Psicóloga clínica (CRP16/2016), pós-graduada em Intervenção Sistêmica com Famílias. Extensão em Tradução e Interpretação em Libras-Português. Pós graduanda em Educação em Direitos Humanos/UFES. Prêmio Bianca Suzana Guevara Werlang pela apresentação do trabalho no II Congresso Brasileiro de Prevenção de Suicídio sobre o tema Prevenção de Suicídio no Contexto da Surdez. Conselheira Titular no Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do ES representando o CRP-ES no período 2015/2017 e 2019/2020. Conselheira titular do CRP/ES gestão 2019/2022. Atualmente compondo a diretoria no CRP/ES gestão 2022/2025 nos cargos de tesoureira, coordenadora da Comissão Psicologia e Pessoas com Deficiência, compondo também o Grupo de Trabalho de Enfrentamento do Capacitismo do Conselho Federal de Psicologia, representando os conselhos da região sudeste pelo CRP/ES.

16 horas – Debate
17 horas – Encerramento

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

...