CRP-16 promove Etapa Estadual da I Mostra Nacional de Práticas Profissionais – “A Psicologia na luta pelo cuidado em liberdade: ontem, hoje, sempre!”.
Encontro traz a Vitória, a psiquiatra e militante da luta antimanicomial, Ana Marta Lobosque, dia 30 de maio, na Ales. Inscreva-se e participe!
O CRP-16 convida a categoria para participar da Etapa Estadual da I Mostra Nacional de Práticas Profissionais – “A Psicologia na luta pelo cuidado em liberdade: ontem, hoje, sempre!”.
O encontro será realizado, das 13h às 17h30, no dia 30 de maio (sexta-feira), no Auditório Augusto Ruschi, na Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (Ales), na Avenida Américo Buaiz, Nº 205, Enseada do Suá, Vitória.
O destaque da programação será a palestra Cuidado em Liberdade: Boas práticas e desafios, com Ana Marta Lobosque, psiquiatra e militante da luta antimanicomial. Ela exerceu papel importante na Reforma Psiquiátrica Brasileira.
Inscreva-se e participe! Clique neste link para realizar a sua inscrição. Haverá intérpretes de Libras. O evento será gravado e posteriormente publicado no YouTube do CRP-16. Será emitido certificado de participação.
Objetivo
A iniciativa tem o objetivo de evidenciar práticas de cuidado realizadas no âmbito da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), fomentando a reflexão crítica e o compartilhamento de experiências significativas.
A proposta enfatiza a importância do cuidado em liberdade, da Reforma Psiquiátrica e da luta antimanicomial, reforçando o compromisso ético e social da Psicologia. A Mostra se dividirá em duas etapas e acontecerá em todo país, nos estados em que há sede ou seção dos Conselhos Regionais de Psicologia, através da colaboração com a Rede CREPOP.
Programação completa
13h – Credenciamento
13h30 – Abertura com apresentação cultural
14h30 – Palestra – Cuidado em Liberdade: Boas práticas e desafios
Ana Marta Lobosque – Psiquiatra e militante da luta antimanicomial, exerceu papel importante na Reforma Psiquiátrica Brasileira. Graduada em Medicina e Doutora em Filosofia pela UFMG, com residência em Psiquiatria pelo Instituto Raul Soares. Atuou como psiquiatra no Hospital Galba Velloso e participou da criação da Rede de Saúde Mental de Belo Horizonte na década de 1990, atuando em Centros de Referência em Saúde Mental (CERSAMs) e na atenção básica. Coordenou projetos na Escola de Saúde Pública de Minas Gerais, organizou eventos e publicou diversos trabalhos na área. Atualmente, atua no Centro de Referência em Saúde Mental para Crianças e Adolescentes (CERSAMi) Distrito Nordeste, na Comissão Municipal de Reforma Psiquiátrica, em consultório e ministra cursos.
15h30 – Mostra de Práticas selecionadas
16h30 – Debate
17h – Encerramento
INSCREVA-SE E PARTICIPE!