CRP-16 participa de reunião e vistoria nas obras na Unaed
A próxima reunião está marcada para quarta-feira (22), às 14h30, na Seger, Centro de Vitória
Os conselheiros Jairo Tadeu Guerra e Mônica Nogueira Vilas Boas representaram o Conselho Regional de Psicologia da 16ª Região (CRP-16) na visita realizada à Unidade de Atendimento ao Deficiente (UNAED), nessa segunda-feira (13). Estiveram também presentes, a presidente do Instituto de Atendimento Sócio Educativo do Espírito Santo (Iases), Silvana Galina, a subsecretária da Secretaria de Estado do Trabalho (Setades), Mirian Dantas, representantes de outros conselhos de classe e do Ministério Público Estadual (MPES).
A visitação à UNAED serviu para conferir as primeiras reformas feitas nas dependências da instituição com vistas a promover uma assistência ao deficiente mais em conformidade com os direitos humanos.
Além dos reparos iniciais na UNAED, ocorreu também na instituição a primeira reunião da Comissão Técnica, constituída para reestruturar o modelo de atenção e de gestão da pessoa com deficiência abrigada na UNAED. O conselheiro Jairo ainda ressaltou que é preciso se levantar as demandas que os funcionários têm, já que eles convivem diariamente com os problemas da instituição.
Grades reais e simbólicas
Dentre as principais críticas das comissões de direitos humanos estão: a excessiva contenção por meio de grades utilizadas pela instituição. O conselheiro Jairo disse que é preciso continuar com a retirada paulatina das grades, já que algumas foram retiradas, mas elas ainda existem nas alas e no acesso às áreas comuns.
A conselheira Mônica disse, apesar do que já vem sendo feito, é necessário mais mudanças. “Acho que precisa mudar totalmente, pois há as grades simbólicas que podem permanecer no atendimento aos abrigados e tratamento com as crianças”.
Estiveram presentes na visita, o CRP, a presidente do Iases, a subsecretária da Setades, representante do MPES, o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito), o Conselho Regional de Farmácia (CRF) e a Ordem dos Advogados do Estado (OAB-ES).
Unaed
As Comissões de Direitos Humanos dos conselhos profissionais vêm, há alguns meses, solicitando o cumprimento dos direitos humanos aos 60 adolescentes que vivem na instituição em condições de cárcere. Os reparos feitos na instituição decorreram dessa solicitação.
A constituição da Comissão Técnica para reestruturação da atenção da UNAED também é uma conquista da mobilização dos conselhos profissionais e da OAB-ES. Esta comissão, constituída pela portaria nº 01 de 02 de abril de 2009, tem um prazo de 40 dias para a conclusão de seus trabalhos.
Para acompanhamento dos trabalhos desta comissão, foram indicados o conselheiro Jairo Guerra, do CRP-16 e Dra. Carla, da OAB-ES e outra do Conselho Regional de Enfermagem (Coren).