Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

CRP 16 participa de planejamento estratégico em Brasília

Postado no dia 29 de abril de 2011, às 17:01

 Nos dias 17 e 18 de março de 2011, o Sistema Conselhos de Psicologia realizou, na sede do Conselho Federal de Psicologia, o planejamento estratégico para nortear as ações dos Conselhos Regionais sobre as políticas de Álcool e outras Drogas no próximo triênio.

A presidente do CRP 16, Andréa Nascimento, e a conselheira vice-presidente  Janaína Ferreira estiveram  presentes no encontro, que enfatizou temas como tratamento, atuação profissional, campanhas, medidas coercitivas e estigmatizadoras utilizadas pelo governo e pelas escolas.

A questão é que, de certa forma, a política utilizada é equivocada e a psicologia pode auxiliar, como explica a presidente do CRP 16. “A psicologia se propõe a discutir o tema de forma ampla e responsável, pelo viés da cidadania, direitos e deveres do cidadão”.

Para Andréa, falar em prevenção significa falar em Políticas Públicas de Saúde, de geração de emprego e renda, de inclusão social, do esporte e lazer. Um conjunto complexo que compreende políticas transversais e não pode ser  tratado isoladamente. Dessa forma, o profissional de psicologia pode atuar nos Caps Ad e em outros serviços de atenção a saúde que possam dar o suporte necessário aos usuários, ex-usuários de drogas e álcool, e a seus familiares. A psicologia pode contribuir para a discussão sobre o assunto por um viés menos estigmatizador e mais cidadão’, afirma a presidente do CRP 16.  No evento foram pactuadas ações conjuntas entre o Conselho Federal e os Regionais de Psicologia que possibilitarão a qualificação dos psicólogos e psicólogas que atuam na área, a mobilização da sociedade acerca do tema e o necessário diálogo dos Conselhos com a  gestão pública nas três esferas governamentais.

Também estiveram presentes ao encontro convidados especiais, entre eles a colombiana Lina Pareja, pedagoga, especialista em Fármaco-dependência e mestre em dependência de drogas, o sociólogo, mestrando em Educação Popular e Redução de Danos, Denis Petuco; Ivarlete França, que tem participado do processo de reordenamento do sistema manicomial-judiciário no Rio Grande do Sul, e Mariana de Assis Brasil e Weigert, advogada que tem contribuído com o movimento social de usuários de drogas no Rio Grande do Sul e que discutiu as experiências legais, europeias e latinoamericanas, sobre o uso e a comercialização, porte e consumo de drogas.  Os produtos do Planejamento Estratégico serão levados para aprovação e deliberação da APAF, que será realizada em maio de 2011.

imagem crp planejamento estratégico

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...