Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

CRP-16 participa de pactuação do Plano de Trabalho Nacional do CREPOP em Brasília

Postado no dia 26 de novembro de 2025, às 18:06


Evento debate Referências Técnicas para atuação profissional, incluindo as voltadas ao trabalho em instituições de acolhimento

O CRP-16 marcou presença na Reunião Nacional da Rede CREPOP (Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas), realizada em Brasília no dia 19 de novembro de 2025. O encontro fez o balanço das atividades de 2025 e pactuou o Plano de Trabalho Nacional do CREPOP para 2026.

Rede Nacional CREPOP pactua Plano de Trabalho organizado em três eixos: Pesquisa, Consolidação da Metodologia (piloto) e 20 anos do Centro 

O documento define as ações a serem desenvolvidas pelo CFP e pelos CRPs, assegurando unidade técnica, política e metodológica ao trabalho realizado em todo o País. A assessora técnica do CREPOP/ES, Dilcineia Souza Bragança (CRP-16/4440), e o conselheiro secretário Victor Hugo da Silva (CRP-16/1171), referência da Unidade do Centro no ES e presidente da Comissão de Políticas Públicas e Sociais (CPOPS), representaram o Regional capixaba na atividade, organizada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP).

Representação do CRP-16 em BSB: A assessora Dilcineia e o conselheiro Victor Hugo

Durante a sessão de trocas de experiências, Victor Hugo destacou a urgência da construção de referências técnicas para o trabalho em instituições de acolhimento, diante da carência de profissionais de Psicologia nesses espaços e dos impactos da falta de assistência para crianças e adolescentes. Ele ressaltou ainda questões ligadas à Justiça, ao direito à família, à fragilização de vínculos e à racialidade.

A conselheira do CFP e coordenadora nacional do CREPOP, Neuza Maria de Fátima Guareschi (CRP-07/01309) informou que a referência já está em fase de elaboração.

Fala do conselheiro Victor sobre as referências técnicas para o
trabalho em instituições de acolhimento


Revisão e consolidação da nova metodologia

O encontro de novembro de 2025 marcou a apresentação da metodologia revisada do CREPOP, cuja fase de construção teórica foi concluída em outubro e os ajustes finais em novembro. A nova metodologia, construída coletivamente ao longo de 2024 e 2025, propõe uma reorientação paradigmática.

O objetivo é consolidar instrumentos mais ágeis e participativos, alinhados às demandas contemporâneas da categoria e da gestão pública. O novo processo de elaboração de Referências Técnicas (RTs) prevê 14 etapas, desde a Avaliação de Viabilidade até o Lançamento e Devolutiva, com um prazo total de 18 meses para o ciclo completo. Em 2026, será executado o piloto da nova metodologia.

Representantes do CRP-16 com colegas de outros Regionais…

…trabalhando em defesa do fortalecimento do CREPOP


Projetos e temas estratégicos para 2026

O Plano de Trabalho 2026 organiza-se em três eixos inter-relacionados: Pesquisa, Consolidação da Metodologia (piloto) e Vinte anos de CREPOP.

1. Pesquisa: O tema para o ciclo de pesquisa de 2026, baseado em deliberações do 12º Congresso Nacional da Psicologia (CNP), será definido na reunião APAF de dezembro. As áreas de atuação que ainda não possuem referência técnica, conforme propostas da categoria, e que se mostram cruciais incluem Migrações, Apatridia e Refúgio, Meio Ambiente e Emergência Climática, Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PICS), Cuidados Paliativos no SUS, Educação Superior e Ensino Técnico, e Centros Especializados de Reabilitação (CER).

2. Lançamento de Referências Técnicas (RTs): Estão previstas importantes consultas públicas e lançamentos de RTs em 2026, como a Referência Técnica para Pessoas com Deficiência (maio/26), RAPS (junho/26) e Serviços de Acolhimento do SUAS (junho/26).

CREPOP 20 anos: Serão implementadas ações institucionais para valorizar a memória técnica e política do Centro e fortalecer a Rede CREPOP. As propostas incluem a reformulação do site e identidade visual, a produção de uma série de 4 episódios de podcast, um vídeo institucional e a atividade “Cápsula do Tempo” para construir coletivamente a visão de futuro do CREPOP.

 

 

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

...