CRP-16 participa de audiência sobre o dia de combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes
Será na terça-feira, 22, às 10h, na Ales, em Vitória. Maio tem mais datas de lutas. Confira!
A audiência será realizada na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), na terça-feira, dia 22 de maio, às 10h, e terá a participação do Conselho Regional de Psicologia da 16ª Região (CRP-16).
O psicólogo e conselheiro do CRP-16 Felipe Kosloski representará o Conselho e o Fórum DCA, na audiência. Ele é o representante do CRP-16 na atual gestão do Fórum.
18 de maio – Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes
A audiência pública sobre o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes foi convocada pela Comissão de Defesa da Cidadania e dos Direitos Humanos da Ales.
Por questão de agenda, a audiência foi marcada para o dia 22, sendo alusiva ao dia 18 de maio – Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
Araceli. 18 de maio foi escolhido como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em função de um grave assassinato ocorrido no Espírito Santo, em 1973.
“A data escolhida é a da morte de Araceli, menina de oito anos, violentada e morta de forma hedionda em meio a uma orgia sexual regada a drogas, no estado do Espírito Santo”, informa a página da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) do Governo Federal.
E por não ser uma doença não precisa ser “tratada”. Por esta razão, todos os anos, nesta data, se comemora o Dia Internacional contra a Homofobia.
Essa luta foi lembrada pela 3ª Marcha Nacional contra a Homofobia, promovida no dia 16 de maio, pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), em Brasília.
O CRP-16 participou dessa luta, representado pela psicóloga capixaba Rebecca Bussinger. A página do CRP-16 no Facebook tem mais imagens da marcha. Confira.
18 de maio – Dia Nacional da Luta Antimanicomial
18 de maio também é Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que marca a luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental e por uma sociedade sem manicômios.
Em Vitória, está previsto um ato público, na sexta-feira, 18, organizado pelo Núcleo Estadual da Luta Antimanicomial. De acordo com a organização o ato sairá da Praça Getúlio Vargas, Centro de Vitória, a partir das 7h30.
Com informações da SPM.