CRP-16 faz debate sobre “Psicologia e Sistema Prisional” em live nesta quinta, 19
Será às 16 horas pelo canal do Conselho no YouTube. Evento vai divulgar a consulta pública do CFP para criar referências de atuação na área
O CRP-16 e o Crepop/ES convidam a categoria profissional para acompanhar e participar da live: “Psicologia e Sistema Prisional: perspectivas para a atuação de psicólogas(os) no Brasil”, que será realizada nesta quinta-feira, 19 de novembro de 2020, às 16 horas, com transmissão pelo canal do CRP-16 no YouTube.
Além de promover a discussão em torno da atuação profissional no sistema prisional, o evento tem como objetivo reforçar a divulgação de uma consulta pública, lançada pelo Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop), do Conselho Federal de Psicologia (CFP). A consulta, que está disponível no site do CRP-16, é para que as(os) psicólogas(os) possam contribuir com a futura publicação “Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) no Sistema Prisional”.
A consulta pode ser acessada neste link.
Debate
O debate será com as psicólogas Maria Márcia Badaró Bandeira (CRP05/2027) e Pâmella Vitória Moreno dos Santos (CRP16/4072) e com a professora e pesquisadora Sabrina Lasevitch Menezes. A ‘live’ terá a mediação do conselheiro do CRP-16 responsável pelo Crepop/ES, Bruno da Silva Campos (CRP-16/2419).
Márcia Badaró é psicóloga aposentada da Secretaria de Administração Penitenciária do RJ (SEAP-RJ) e mestra em Psicologia Social (UERJ, 2010). Ela é integrante da Coordenação Colegiada do Núcleo de Psicologia, Sistema Prisional e Segurança Pública do CRP-RJ. Márcia coordenou o GT da APAF de Psicologia e Sistema Prisional, quando foi conselheira do CFP (gestão 2016-2019).
Pâmela é mestra em Segurança Pública, professora do curso de Psicologia na Faculdade Pitágoras de Guarapari e docente voluntária na Escola Penitenciária do Estado do Espírito Santo (EPEN, desde 2016).
Sabrina é mestra em Sociologia e Direito (UFF). Pós-graduada em Direito Constitucional e em Criminologia, Direito e Processo Penal (UCAM), ela integra o Grupo de Estudos sobre Subjetividade e Política (GESP), vinculado ao Laboratório Cidade e Poder (LCP-UFF).
O conselheiro Bruno faz doutorado em Saúde Coletiva e desenvolve pesquisas sobre a atuação do sistema de justiça criminal frente as pessoas com transtorno mental em conflito com a lei. Atuou por dez anos no sistema prisional do ES.
Canal do CRP-16 no YouTube
Acesse aqui o canal do CRP-16 no YouTube! Faça sua inscrição no canal para ser notificada/o quando o evento estiver sendo realizado.