Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

CRP-16 entrega orientações técnicas para atuação no SUAS a psicólogas/os da Assistência Social de Guarapari

Postado no dia 24 de setembro de 2021, às 16:40

Visando reforçar a política de aproximação do Conselho com a categoria, o CRP-16 esteve em Guarapari, cidade da Região Metropolitana da Grande Vitória, no dia 27 de agosto de 2021. Na ocasião, o CRP-16 entregou o documento de orientações técnicas para atuação de psicólogas/os no SUAS à equipe de trabalhadoras/os da Assistência Social de Guarapari. O evento aconteceu em lembrança ao Dia da Psicóloga e do Psicólogo.

O Conselho esteve no município a convite da secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Breila Mardegan da Silva. O encontro aconteceu no auditório da sede da Secretaria Municipal de Educação, no bairro Sol Nascente, em Guarapari.

O CRP-16 foi representado pelo conselheiro Victor Hugo da Silva (CRP-16/1171), pela gerente técnica Juliana Brunoro de Freitas (CRP-16/3237) e pela assessora técnica do Crepop-ES, Mariana Moulin Brunow Freitas (CRP-16/2534).

Victor Hugo fez abordagem histórica em torno da regulamentação da Psicologia. Ele abordou desde o sistema capitalista, passando pelo cenário de momento no País (ditadura civil-militar que se iniciou dois anos após a regulamentação), citando até a luta de trabalhadoras/es franceses por mais qualidade de vida naquela época e dos impactos dessas questões no desenrolar da profissão regulamentada no Brasil.

Ele citou que, logo após a regulamentação, a Psicologia atuava mais em recrutamento e seleção, psicodiagnóstico, problemas de ajustamento etc. E que, ao longo dos anos, observando-se as demandas sociais, começou a se direcionar para um contexto que a levaria às políticas públicas, dentre elas a de Assistência Social.

Orientações
Em posse do livro com as orientações técnicas para atuação de psicólogas/os no SUAS, as/os profissionais presentes no evento receberam informações sobre a construção do documento.

A assessora técnica do Crepop-ES, Mariana Moulin Freitas, e a gerente técnica do Conselho, Juliana Brunoro de Freitas, explicaram que o documento foi construído a partir de demandas que o CRP-16 recebeu de profissionais que atuam no SUAS. Elas/es buscavam orientações e instruções acerca de demandas judiciais, atendimentos psicológicos, elaboração de documentos, entre outros.

A partir disso, o Crepop-ES realizou consultas públicas (online) e reuniões de grupos de discussão. Com o resultado desses trabalhos em mãos, o Conselho formou uma comissão que elaborou o documento de orientações. Elas lembraram que as orientações não seguem o modelo das referências técnicas do Crepop. Mas tratam de situações da atuação profissional no SUAS, trazendo reflexões e observando questões técnicas, éticas e políticas no contexto da Assistência Social.

6º Corep/11º CNP
O CRP-16 prestou informações acerca do 6º Congresso Regional de Psicologia do Espírito Santo (6º Corep-ES) e o 11º Congresso Nacional da Psicologia (CNP) têm.

Com o tema “O Impacto Psicossocial da Pandemia: Desafios e Compromissos para a Psicologia Brasileira Frente às Desigualdades Sociais”, o CNP vai definir as diretrizes e ações políticas que devem ser priorizadas para o triênio subsequente dos Conselhos Regionais e Federal de Psicologia. No CNP, é eleita a próxima gestão do CFP, que assume no início do ano subsequente. Já no 6º Corep será eleita a próxima gestão do CRP-16.

O conselheiro Victor Hugo lembrou que Guarapari vai sediar um pré-congresso do Corep. No pré-Corep, a categoria faz propostas a serem encaminhadas ao 6º Corep (que vai sistematizar as propostas dos demais pré-Coreps para enviar ao CNP).

O psicólogo adiantou que a previsão é do evento ser realizado próximo ao Dia do Servidor Público e da Servidora Pública (28 de outubro). O pré-Corep no município será dia 26, conforme agenda divulgada pelo CRP-16 depois do evento em Guarapari.

Depoimentos
Confira o depoimento do psicólogo Daniel Oliveira Batista Brum (CRP-16/6792) sobre a iniciativa do CRP-16 em entregar o documento de orientações técnicas para atuação de psicólogas/os no SUAS às/aos trabalhadoras/es da Assistência Social de Guarapari.

 

Conselheiro Victor Hugo. Abaixo, assista ao depoimento do conselheiro do CRP-16, Victor Hugo, feito após o evento realizado em Guarapari. 

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

...