Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

CFP atualiza o Satepsi e acesso às informações fica mais fácil

Postado no dia 1 de abril de 2011, às 18:08

 O site do Sistema de Avaliação dos Testes Psicológicos (Satepsi) está atualizado e suas informações podem ser localizadas mais facilmente. Esse trabalho de atualização vem sendo feito pela Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica do Conselho Federal de Psicologia (CFP)

A atualização de novos testes nas listas do Satepsi será feita após cada plenária do CFP e repassada aos Conselhos Regionais. Mas a proposta da comissão é estruturar todo o site, aumentando a sua interatividade. Mais interaçãoDe acordo com ofício encaminhado pelo presidente do CFP, Humberto Verona, aos Conselhos Regionais, a página do Satepsi será totalmente modificada em 2012. Ela contará com um espaço interativo entre CFP, autores de testes, pareceristas ad hoc e o público geral.

“Faremos uma estrutura mais clara, em que as informações serão dispostas de forma mais simplificada. Mas, por enquanto, estamos mudando alguns detalhes para facilitar a divulgação de informações importantes”, informou Verona no ofício.

Item por item

Veja a descrição de cada item e entenda por que o acesso as informações ficou mais fácil. O item “Lista completa dos testes” contém todos os testes já avaliados pelo CFP, favoráveis e desfavoráveis. Nele é possível fazer pesquisa pelo nome do teste e outras buscas avançadas.

No link “Testes psicológicos aprovados para uso” estão os testes com parecer favorável pelo CFP. J

á em “Testes desfavoráveis” estão todos os testes que receberam parecer desfavorável pelo CFP.

No endereço “Testes psicológicos sem a avaliação do Conselho” (portanto, sem condições de uso) está a lista daqueles instrumentos que a comissão verificou para saber se são testes psicológicos.

Aqueles instrumentos considerados testes psicológicos podem ser utilizados somente por psicólogos e após serem submetidos à análise prevista na Resolução CFP Nº 002/2003 e receberem parecer favorável. Portanto, enquanto constarem na lista de testes sem a avaliação do CFP, não podem ser utilizados profissionalmente por psicólogos, nem podem ser utilizados de forma nenhuma por outros profissionais.

No link “Testes não psicológicos” está a lista com os instrumentos que foram verificados pela comissão e atestados como não sendo testes psicológicos, portanto, não são privativos dos psicólogos.

Em “CD-ROM Testes Psicológicos – Conteúdo” há um relatório produzido em 2004 e outras informações importantes, como os sites das editoras de testes psicológicos.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...