Articulação no Congresso em favor da Psicologia nas escolas: CRP-16 participa de audiência pública e lançamento de nota técnica do CFP
O CRP-16 participou de uma audiência pública na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados em defesa da prestação de serviços de Psicologia e de Serviço Social nas redes públicas de educação básica. A conselheira Edireusa Fernandes Silva e o conselheiro Rodrigo dos Santos Scarabelli representaram o CRP-16 no evento, que aconteceu em Brasília (DF), na segunda-feira, 29.
A audiência reuniu as entidades da Coordenação Nacional pela implementação da Lei 13.935/2019, dentre elas: o Conselho Federal de Psicologia (CFP) e o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS). A Federação Nacional dos Psicólogos (Fenapsi), a Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), a Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP) e a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) também compõem a Coordenação Nacional.
Na audiência, o Conselho Federal de Psicologia fez o lançamento da nota técnica CFP 8/2023: “A Psicologia na Prevenção e Enfrentamento à Violência nas Escolas”.
Ao lançar o documento, em sua fala durante a audiência, o presidente do CFP, Pedro Paulo Bicalho, lembrou do aumento do número de atentados em ambiente escolares, bem como da insignificante quantidade de municípios no Brasil que têm psicólogas/os nas escolas.
Bicalho salientou que uma pesquisa da Unicamp apontou que são 22 atentados violentos registrados em escolas, no Brasil, em 20 anos, sendo nove nos últimos nove meses, motivamos por uma cultura de fake news e de discursos de ódio. Ele revelou que dos 5.568 municípios no Brasil, apenas 85 garantiram a efetivação da lei.
O documento do CFP, produzido na perspectiva da Lei 13.935, reúne uma série de recomendações às profissionais da Psicologia Escolar para prevenção a situações de violência, com especial atenção ao desenvolvimento de um trabalho em rede a partir das políticas de proteção integral.
Para conferir a nota técnica, clique no link.
A audiência está disponível no YouTube. Clique no link e Veja o momento da intervenção do presidente do CFP, Pedro Paulo Bicalho, na qual ele faz o lançamento da nota:
Os links estão disponíveis no site do CRP-16 e no link da bio do Instagram.