Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Agosto é o Mês da(o) Psicóloga(o) e, por que não, da Psicologia?

Postado no dia 14 de agosto de 2012, às 15:16

Confira dados sobre o número de psicólogas(os) no Brasil e em outros países, bem como os campos de atuação das(os) profissionais brasileiros

A Psicologia tem muito a comemorar neste 27 de agosto. A data, além de representar o Dia da Psicóloga e do Psicólogo, marca os 50 anos de regulamentação da profissão pela Lei 4.119/62.

São cinco décadas de desafios, mudanças, criações, conquistas e reconhecimento. A profissão se desenvolveu consideravelmente, criou formas de atuação, fazendo-se reconhecer em diversos espaços de trabalho.

As(os) psicólogas(os) têm procurado ultrapassar barreiras e alcançar cada vez mais a população, contribuindo de forma crescente para a intervenção de problemas e conflitos recorrentes na sociedade.

A atuação profissional contemporânea inclui os mais variados temas, que vão desde trabalhos com mobilidade urbana, habitação e defesa civil, até mundo digital, educação, saúde e trabalho.

Mais de 215 mil profissionais no Brasil!
Em termos quantitativos, o Brasil conta com um dos maiores números de psicólogas(os) ativas(os) do mundo. São 216 mil profissionais em atividade, de acordo com o Cadastro Nacional de Psicólogos do Sistema Conselhos de Psicologia. Para se ter uma noção, a American Psychological Association (APA), tida como a maior associação mundial de psicólogos, contém 137 mil membros.

O País sai na frente, inclusive, da Federação Européia de Associações de Psicólogos, que agrega 35 nações e tem cerca de 90 mil associados.

Além de incluir um dos maiores coletivos do mundo, a(o) psicóloga(o) brasileiro de hoje está muito mais comprometida(o) na construção das políticas públicas. O universo da área conta com mais de 50 mil profissionais atuando no Sistema Único de Saúde, na Assistência Social, na Justiça, na Segurança Pública, Forças Armadas, Detrans e credenciados para avaliação de porte de armas.

Dados oficiais: Psicologia nas políticas públicas
Sistema Único Saúde – 29.212 (Fonte: DataSUS)/ Assistência Social – 20.463 (Fonte: DataSUS)/ Justiça – 1.103 (Fonte: MJ)/ Segurança Pública – 102 (Fonte: MJ)/ Forças Armadas – 165 (Fonte: Marinha do Brasil)/ Detrans – 4.322* (Fonte: Detran)/ Psicólogos credenciados para avaliação de porte de armas – 1.025 (Fonte: MJ).
* Quantitativo referente a 13 estados brasileiros.

Em relação à formação acadêmica, a Psicologia conta com 3.412 programas e cursos de especialização e extensão na área espalhados por todas as regiões do Brasil, conforme dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O Sudeste ainda lidera o ranking, com 46,75% do total, em seguida vem o Sul (20,4%), Nordeste (19,5%), Centro-Oeste (8,10%) e Norte (5,25%).

Dados oficiais: Programas e cursos de pós-graduação pelo Brasil
Centro-Oeste – 277/ Nordeste – 665/ Norte – 179/ Sudeste – 1.595/ Sul – 696/ Total: 3.412 (Fonte: CAPES)

De acordo com a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (Anpepp), existem 71 programas de Mestrado, Doutorado ou Mestrado Profissional na área, em 51 Instituições de Ensino, distribuídos em 21 estados do País.

Os temas permeiam entre a Psicologia social, clínica, de saúde, comportamento, cognitiva, experimental, de desenvolvimento humano, educacional, neurociência, psicobiologia e psicanálise.

A maior Mostra de Psicologia que o Brasil já viu
Para celebrar estes 50 anos da Psicologia e os avanços na profissão, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) elaborou uma agenda com diversas atividades até julho de 2013. A maior delas é a 2ª Mostra Nacional de Psicologia, que acontece entre os dias 20 e 22 de setembro, no Anhembi, em São Paulo.

O evento reunirá mais de 20 mil pessoas e 5 mil práticas. Haverá espaços para que os psicólogos de todas as partes do País divulguem seus trabalhos e possam criar articulações para seguir fortalecendo as diferentes áreas em que atuam.


Fonte das informações: Assessoria de Comunicação do Conselho Federal de Psicologia.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agosto é o Mês da(o) Psicóloga(o) e, por que não, da Psicologia?

Postado no dia 14 de agosto de 2012, às 15:16

Confira dados sobre o número de psicólogas(os) no Brasil e em outros países, bem como os campos de atuação das(os) profissionais brasileiros (mais…)

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...